Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

De olho na presidência do Senado, líder do PMDB tenta se distanciar da imagem de Renan

Eunício Oliveira tem afirmado em conversas reservadas que não é “da turma do Renan”

Brasil|

Interlocutores de Eunício (à esquerda), dizem que ele e Renan (à direita) se afastaram após desentendimentos
Interlocutores de Eunício (à esquerda), dizem que ele e Renan (à direita) se afastaram após desentendimentos Interlocutores de Eunício (à esquerda), dizem que ele e Renan (à direita) se afastaram após desentendimentos

Favorito para assumir a presidência do Senado no próximo ano, o líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (CE), procura agora se distanciar da imagem do atual presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). Para buscar apoio dos partidos, Eunício tem afirmado em conversas reservadas que não é “da turma do Renan”.

Eunício declarou a parlamentares e ao presidente Michel Temer que pretende, se eleito, fazer uma gestão diferente, com foco na conciliação entre os três Poderes. Para evitar o enfrentamento com o Judiciário, ele considera apoiar votações com apelo popular, como a proposta que acaba com o foro privilegiado, tema preterido neste ano por Renan.

O texto é de autoria do senador Álvaro Dias (PV-PR) e teve parecer favorável do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), mas a votação emperrou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Janot pede que Renan Calheiros seja condenado com perda de mandato

Publicidade

Segundo interlocutores de Eunício, ele e Renan se afastaram após desentendimentos nas últimas semanas acerca da pauta de votações definida pelo atual presidente da Casa. Renan desafiou o Judiciário ao tentar colocar em votação apressadamente o pacote de medidas anticorrupção da Câmara e o projeto que atualiza a Lei de Abuso de Autoridade.

O senador tem comentado que também não concorda com a condução de Renan na presidência, pois avalia que ele envolve rivalidades políticas em suas decisões. Para o peemedebista, muitas vezes o correligionário age por vingança e acaba prejudicando o andamento dos trabalhos legislativos.

Publicidade

Na terça-feira, Eunício se reuniu em Brasília com os senadores Raimundo Lira (PMDB-PB) e Rose de Freitas (PMDB-ES) para fazer uma avaliação da sua candidatura. Para Lira, a candidatura do correligionário está “consolidada” e este é um assunto “totalmente definido”, pois ele tem um apoio “muito grande” entre as legendas da Casa. No mesmo dia, Eunício teve um encontro com Temer para discutir a conjuntura política.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.