Brasil Decreto cria secretaria especial de enfrentamento à covid-19

Decreto cria secretaria especial de enfrentamento à covid-19

Nova unidade está inserida na estrutura do Ministério da Saúde e vai coordenar ações do Plano Nacional da Vacinação

  • Brasil | Do R7

Secretaria extraordinária foi criada dentro da estrutura do Ministério da Saúda

Secretaria extraordinária foi criada dentro da estrutura do Ministério da Saúda

Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, criou nesta segunda-feira (10), na estrutura do Ministério da Saúde, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. A unidade vai representar o ministério na coordenação das medidas a serem executadas durante a emergência em saúde pública decorrente da pandemia.

Leia também: Kit intubação: Brasil compra 4,5 milhões de remédios, diz Queiroga

Segundo o Ministério da Saúde, a nova secretaria está incumbida de propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à covid-19. O trabalho será feito em articulação com os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal. A pasta também vai definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a covid-19.

Leia mais: Vacina combinada contra covid e gripe tem resultados positivos

O decreto assinado por Bolsonaro promove remanejamentos e transformações de cargos e funções internas do Ministério da Saúde, sem ocasionar aumento de despesas, de acordo com o governo.

Um ano após pandemia

Na prática, a estrutura está sendo criada mais de um ano após o início da pandemia no país e diante das críticas desde o ano passado devido à falta de coordenação nacional no enfrentamento à crise sanitária.

A criação da secretaria foi abordada na semana passada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em depoimento à CPI da Covid do Senado. O responsável pela condução da secretaria, entretanto, não foi divulgado.

(Com informações da Reuters)

Últimas