Brasil Deputado Osmar Terra será ministro da Cidadania e Ação Social

Deputado Osmar Terra será ministro da Cidadania e Ação Social

Futuro ministro é formado em medicina e tem como uma de suas bandeiras a oposição às propostas a favor da liberação das drogas

  • Brasil | Alexandre Garcia, do R7

Osmar Terra é filiado ao MDB desde 1986

Osmar Terra é filiado ao MDB desde 1986

Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados - 02.03.2016

O deputado Osmar Gasparini Terra (MDB-RS) ocupará o Ministério da Cidadania e Ação Social. A indicação foi confirmada pelo futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nesta quarta-feira (28).

Nascido em Porto Alegre (RS), o gaúcho foi escolhido, em 2016, pelo presidente Michel Temer para ocupar o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta que voltará a comandar a partir de 1º de janeiro de 2019.

Futuro ministro garante 13º para beneficiários do Bolsa Família

Em entrevista, Terra explica que o futuro ministério trabalhará também com as áreas de esportes, cultura e a política sobre drogas. “Vamos continuar com todos os programas, com a possibilidade de serem ampliados”, afirmou Terra. 

O futuro ministro tem como uma de suas bandeiras na Câmara a oposição às propostas que pregam a liberação das drogas no Brasil. Segundo ele, a violência aumentou nos países onde a proposta foi aprovada.

Bolsonaro anuncia Gustavo Canuto para o Desenvolvimento

Ele garante que a nomeação para a pasta não se trata de uma indicação do MDB. "Foi um movimento das frentes parlamentares da assistência social, das pessoas com doenças raras, da primeira infância, dos deficientes e idosos. Se juntaram todas as frentes relacionadas à área e deram o respaldo [à minha indicação]", contou.

Perfil

Terra é formado em Medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e especializado em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê na UnB (Universidade de Brasília). O deputado ainda possui mestrado em Neurociência pela PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Filiado ao MDB desde 1986, Terra foi eleito prefeito da cidade de Santa Rosa (RS) em 1992 e ocupou uma cadeira de suplente na Câmara dos Deputados entre 2001 e 2003. Em 2007, conquistou uma vaga como deputado federal titular pelo Rio Grande do Sul. Agora, está em seu quinto mandato na Casa.

Arte_Ministros_Atualizacao2_281118

Arte_Ministros_Atualizacao2_281118

Arte R7

Últimas