Coronavírus

Brasil Deputado pede intervenção federal na saúde do Amazonas

Deputado pede intervenção federal na saúde do Amazonas

Solicitação de Delegado Pablo foi encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro devido ao agravamento dos casos de covid-19

  • Brasil | Do R7

Amazonas tem 5.930 mortes e 223.360 casos de covid

Amazonas tem 5.930 mortes e 223.360 casos de covid

SANDRO PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 11.01.2021

O aumento de casos e morte em função da covid-19 no Estado do Amazonas motivou o deputado Delegado Pablo (PSL-AM) a pedir ao presidente Jair Bolsonaro uma intervenção federal na saúde do Estado.

"O pedido aqui manifesto, restringe-se à intervenção na pasta de Saúde do Estado do Amazonas que está sofrendo grave comprometimento, em total colapso de todo o sistema estadual", afirma o parlamentar.

Leia mais: Pazuello cita novo 'colapso' no AM e vai enviar seis aviões com oxigênio

A petição surge no momento em que o Estado sofre com a abastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares. Para tentar conter o avanço da doença respiratória no Estado, o governador Wilson Lima (PSC), suspendeu o uso de transporte coletivo em rodovias e rios e decretou o toque de recolher nas ruas entre às 19h e 6h.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Estado registra 223.360 casos e 5.930 mortes em decorrência da covid-19. O Estado é também o terceiro com maior índice estadual de óbtios pela doença a cada 100 mil habitantes, abaixo somente de Rio de Janeiro e Distrito Federal.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, compartilhou a petição de Pablo em uma rede social e disse que o parlamento "deveria estar funcionando para discutir a crise no Estado do Amazonas e a questão da vacina".

Últimas