Novo Coronavírus

Brasil Deputado reclama de aglomeração em comissão do orçamento

Deputado reclama de aglomeração em comissão do orçamento

Bira do Pindaré (PSB-MA) disse nesta quarta que sessão não seguia protocolos de segurança contra a pandemia de covid-19

  • Brasil | Marcos Rogério Lopes, do R7

Bira do Pindaré disse que devia haver pessoas infectadas entre os membros da comissão

Bira do Pindaré disse que devia haver pessoas infectadas entre os membros da comissão

TV Câmara / Reprodução

A abertura da Comissão Mista do Orçamento, na manhã desta quarta-feira (10), contou com um puxão de orelhas do deputado maranhaense Bira do Pindaré (PSB). Ele reclamou da aglomeração de parlamentares na sessão enquanto o país convive com o aumento de mortes pela pandemia de covid-19. "Aqui tem mais gente do que é permitido pelo protocolo e pelas exigências do distanciamento social", declarou.

Após a fala da recém-eleita deputada Flávia Arruda para o cargo de presidente do colegiado, Bira do Pindaré disse que o Congresso não pode ser insensível à crise sanitária que o país está atravessando.

"Aqui nesse momento certamente tem muito [infectatado por} covid e é preciso que a gente possa ter o controle necessário para evitar que a comissão se torne um foco de proliferação do coronavírus", afirmou o deputado.

A comissão seria aberta terça-feira (9), mas foi adiada em um dia por causa da morte do senador José Maranhão, vítima de covid-19.

Após a bronca, Flávia Arruda deu razão ao parlamentar. "Acho que pela excepcionalidade do prazo e pelo momento atípico que vivemos, estava todo mundo ansioso pra que essa comissão fosse instalada", tentou justificar.

Na sequência, a presidente da comissão pediu a assessoria do Congresso que limite o número de pessoas em futuras reuniões presenciais como aquela. 

Em seu pronunciamento, Flávia afirmou que os trabalhos da comissão vão ocorrer de forma virtual e às terças-feiras. Ela também prometeu que o combate à pandemia será uma prioridade defendida por sua presidência.

Últimas