Detentos ficarão em contêineres no presídio de Alcaçuz
Módulos habitáveis vão comportar cerca de 1.000 presidiários; presídio será desativado
Brasil|Peu Araújo, do R7
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), anunciou nesta quinta-feira (26) a compra de contêineres para abrigar os detentos da penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal. “Os contêineres estão em fase final de contratação, mas não dá para afirmar quando serão inaugurados”, explica ao R7 Zenilton Pinheiro da Silva, coordenador da administração penitenciária do Estado.
Direto do inferno: um raio-x do sistema penitenciário
Segundo o coordenador, os módulos habitáveis vão comportar cerca de 1.000 presos, mas ele não soube precisar quantos serão nem como será feita a ventilação. “Tem que ter janela, senão é impossível”, comenta.
Cada contêiner tem capacidade para 20 pessoas e a expectativa é de que pelos menos 50 peças sejam levadas à penitenciária de Alcaçuz.
Pinheiro da Silva dá informações ainda sobre o que motivou a iniciativa. “Tomamos essa decisão para poder reformar ou demolir parte da estrutura de Alcaçuz.”
Exclusivo: R7 visitou uma penitenciária modelo em Minas Gerais
Em coletiva de imprensa, o governador falou ainda sobre a construção de três presídios no Rio Grande do Norte e a intenção de desativar Alcaçuz ainda em 2017. Antes do massacre do dia 14 de janeiro em que morreram 26 detentos, o presídio tinha capacidade para aproximadamente 600 pessoas, mas comportava 1.100 presidiários.
No último sábado (21), o governo do Rio Grande do Norte iniciou o processo de construção de um muro para separar os membros das facções criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital) e Sindicato do Crime, na Penitenciária de Alcaçuz. Materiais para a separação provisória do presídio começaram a chegar no local por volta das 6h. Pouco antes das 10h, o primeiro container entrou no presídio. Ao longo do dia, mais três containers foram colocados para dentro da penitenciária, formando uma barreira provisória de cerca de sete metros, no Pavilhão 5, separando as duas facções.