Brasil Dilma fará pronunciamento na manhã desta quinta-feira

Dilma fará pronunciamento na manhã desta quinta-feira

Presidente deixará Planalto pela porta da frente ao lado do ex-presidente Lula

  • Brasil | Do R7, com Reuters

Além da fala no Palácio do Planalto, Dilma divulgará um vídeo nas redes sociais

Além da fala no Palácio do Planalto, Dilma divulgará um vídeo nas redes sociais

Roberto Stuckert Filho/Presidência da República

A presidente da República, Dilma Rousseff, marcou para ás 10h desta quinta-feira (12) um pronunciamento no Salão Leste do Palácio do Planalto. A fala de Dilma feita a manifestantes e movimentos sociais, deve ocorrer após a votação do Senado a respeito de seu afastamento.

Além do pronunciamento, que não permite que os jornalistas presentes façam preguntas, o Planalto deve divulgar um vídeo gravado por Dilma nas redes sociais da Presidência.

A presidente Dilma Rousseff deixará o Palácio do Planalto pela porta da frente, acompanhada de ministros e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo depois de receber a notificação do Senado sobre seu afastamento.

Convencida por Lula, a presidente desistiu de descer a rampa do Palácio do Planalto para não dar a ideia de que, de alguma forma, concordava com seu afastamento e chancelava a decisão do Senado de abrir o processo de impeachment. Tradicionalmente, um presidente sobe a rampa ao ser eleito e só desce por ela ao entregar seu mandato a um sucessor.

A presidente chegou a gravar, nesta tarde, um pronunciamento à nação, mas a opção do Planalto foi que ela faça um discurso,pois sua fala pode atingir a base social do PT, o que não aconteceria com a divulgação de um vídeo nas redes sociais.

Na reunião desta manhã, dos 30 ministros presentes, a maioria afirmou que sairia com a presidente do Planalto. Alguns, como o ministro da Chefia de Gabinete da Presidência, Jaques Wagner, pretendem fazer a caminhada de quase cinco quilômetros entre o Planalto e o Palácio da Alvorada, acompanhando os manifestantes. Dilma, no entanto, deve ir de carro.

A previsão é que Dilma receba a notificação, entregue pelo primeiro secretário do Senado, senador Vicentinho Alves (PT-TO), entre 9h e 10h da quinta-feira. Em seguida, enquanto o senador vai à vice-presidência notificar Michel Temer, Dilma sai do Planalto ao encontro dos manifestantes. 

Antes disso, parlamentares que ainda apoiam o governo pretendem ir para o Planalto esperar a notificação com a presidente, para acompanhá-la na saída.

Últimas