Novo Coronavírus

Brasil Drive-thru da vacinação forma fila de oito quilômetros em Piracicaba

Drive-thru da vacinação forma fila de oito quilômetros em Piracicaba

Prefeitura convocou idosos acima de 90 anos a irem a shopping da cidade, mas as 3 mil doses não deram conta da procura

  • Brasil | Do R7

Idosos ficam horas na fila para se vacinar em Piracicaba, mas saem felizes

Idosos ficam horas na fila para se vacinar em Piracicaba, mas saem felizes

Reprodução / Facebook

A Prefeitura de Piracicaba decidiu iniciar a vacinação dos idosos com mais de 90 anos do município neste sábado (6) em um drive-thru em um shopping da cidade. A ideia deu certo até demais. Os carros formaram uma fila de oito quilômetros a partir do posto de vacinação.

O secretário de Saúde de Piracicaba, Filemon Silvano, precisou pedir para as pessoas adiarem temporariamente a imunização contra a covid-19 e pensarem seriamente se ainda compensava ficar na fila na frente do Shopping Piracicaba.

"Ainda faltam umas duas mil doses. Peço à população que pense bem antes de vir pra cá, porque, nos nossos cálculos, a quantidade que está na fila já é suficiente para acabar com as doses", disse Silvano em uma live da prefeitura no Facebook durante a manhã.

Na live também apareceram senhores com quase 100 anos que saíram felizes do posto mesmo após horas de espera.

O município tinha três mil doses para aplicar neste sábado, em idosos acima de 90 ou profissionais de saúde que ainda não tinham tomado a primeira dose.

Segundo o secretário, alguns motoristas tentaram furar a fila do shopping e foram barrados na triagem. Muitos sequer faziam parte dos grupos prioritários. A confusão no trânsito também foi grande e guardas municipais tentaram resolver a bagunça.

Segundo o site Piracicaba hoje, os guardas tiveram pouco êxito. Uma veterinária que levava a mãe para se vacinar reclamou ao jornalista da cidade: “Ninguém sabe onde começa a fila. O pessoal do trânsito (Semuttran) que podia indicar onde é o final da fila não está indicando. Precisava direcionar e não estão fazendo nada disso.”

De acordo com a Prefeitura, novas doses devem chegar ao municípios terça-feira (9) e quem não conseguiu se vacinar hoje pode esperar a próxima data de aplicações. "A gente não quer que a pessoa fique horas no carro para ser vacinado, chegue aqui e descubra não ter mais doses, insistiu Filemon Silvano.

Para receber a aplicação, a pessoa precisa provar que está no grupo prioritário e mostrar um comprovante de que é moradora de Piracicaba.

Últimas