Enem 2017 tem 6,1 milhões de inscrições confirmadas

Outras 1,4 milhão de inscrições não foram aceitas e são passíveis de recurso

Enem 2017 tem 6,1 milhões de inscrições confirmadas

Enem 2017 tem 6,1 milhões de inscrições confirmadas

Enem 2017 tem 6,1 milhões de inscrições confirmadas

Omar Freitas/08.01.2017/Agência RBS/Folhapress

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 tem 6,1 milhões candidatos aptos a realizarem as provas em novembro, informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta terça-feira (30). Outras 1,4 milhão de inscrições ainda podem ou não ser confirmadas após a fase de análise de recursos.

Essas inscrições são gratuitas e não foram aceitas por falta de informações. O Inep informa que esses estudantes podem recorrer da decisão e incluir os dados que faltam. Caso não faça isso, o aluno não poderá fazer o exame. 

Até agora, o número de inscritos é menor do que nos dois últimos anos. Em 2016 foram 8,6 milhões de inscrições confirmadas após o pagamento da taxa e em 2015, 7,7 milhões. O recorde histórico de inscrições confirmadas aconteceu em 2014: 8,7 milhões.

Terminaram no último dia 19 as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017. Já o prazo para o pagamento da taxa de R$ 82 foi até quarta-feira (24).  Neste ano, as provas estão marcadas para serem aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos.

Por que fazer o Enem?

Criado em 1998, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia o desempenho dos estudantes e abre portas para a Educação Superior, dando acesso a programas educacionais de bolsa de estudos como o Sisu, o Prouni, o Pronatec e também Instituições Portuguesas, além do Fies (Financiamento Estudantil) e de ser usado como ferramenta de seleção por faculdades públicas e particulares.

Os estudantes realizam quatro provas objetivas de 45 questões cada, além de uma redação, em dois domingos consecutivos. As avaliações estão divididas em Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O curso preparatório R7 Enem ajuda a melhorar seu desempenho no exame

O tema da redação é uma “situação-problema” que pode ser política, social ou cultural e deverá ser feita em texto argumentativo contendo 30 linhas no máximo. Diferentemente das edições anteriores do exame, a redação será realizada no primeiro dia de prova, ou seja, no primeiro domingo. Neste ano as provas estão marcadas para serem aplicadas em todo o País nos dias 5 e 12 de novembro.

App R7 ENEM

O R7 Concursos lançou o aplicativo R7 ENEM, com conteúdo voltado para quem vai fazer a prova neste ano em todo País. O aplicativo tem vídeo-aulas sobre as principais matérias que caem no exame e é gratuito.

O aplicativo também apresenta funções como simulados, para os alunos treinarem a prova, além de grupo de estudos para troca de informações e dicas.

O APP R7 ENEM está disponível para usuários do Android e do IOS (Apple).