Brasil Estados destinam só 2% do orçamento para o meio ambiente

Estados destinam só 2% do orçamento para o meio ambiente

Goiás e Pernambuco destinam, respectivamente, 0,13% e 0,16% do orçamento ao setor

Estados destinam só 2% do orçamento para o meio ambiente

Área desmatada

Área desmatada

J. F. Diorio/31.01.2008/Estadão Conteúdo

Os governos estaduais destinam, em média, 2,24% de seus orçamentos à questão ambiental, aponta a Estadic 2013 (Pesquisa de Informações Básicas Estaduais – Perfil dos Estados Brasileiros), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (13)

Os dados são referentes a situação de 2012.

De acordo com o levantamento, Minas Gerais é o Estado que mais investe na questão, reservando 7% de se orçamento para o meio ambiente. Amazonas, Pará e Mato Grosso aparecem em seguida, com 6% dos recursos destinados a questões ambientais.

Goiás e Pernambuco, que destinam respectivamente 0,13% e 0,16% do orçamento ao meio ambiente, aparecem no final da lista.

Menor unidade da federação, DF tem mais servidores que qualquer Estado

Tocantins, Minas e Pernambuco são Estados que mais investem em saúde

Oito Estados não têm verba específica para defesa da mulher

Estados destinam só 2% do orçamento para o meio ambiente

De acordo com a pesquisa, em 22 unidades da federação, além da secretaria, há outro órgão na estrutura do governo — como autarquia, departamento ou assessoria — para tratar especificamente de questões relativas ao meio ambiente.

Neste caso, porém, o Estado do Amazonas é exceção. Apesar de abranger boa parte da região amazônica, o Estado não possuí um órgão específico para tratar de recursos florestais, hídricos ou pesqueiros.