Brasil EUA devem confirmar prioridade de ingresso na OCDE ao Brasil

EUA devem confirmar prioridade de ingresso na OCDE ao Brasil

Fontes do governo brasileiro garantem que a intenção deverá ser confirmada nesta quarta-feira (15), com a apresentação de um documento ao bloco

EUA devem enviar documento que dá prioridade de entrada do Brasil na OCDE

EUA devem enviar documento que dá prioridade de entrada do Brasil na OCDE

Kevin Lamarque / Reuters - 30.6.2019

O governo dos Estados Unidos decidiu dar prioridade ao Brasil para ingressar na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o mais importante grupo de cooperação econômica do mundo. A informação é do repórter Thiago Nolasco, da Record TV

Leia também: Embaixada dos Estados Unidos reafirma apoio ao Brasil na OCDE

Fontes do governo brasileiro garantem que a intenção deverá ser confirmada nesta quarta-feira (15), com a apresentação de um documento ao bloco que, atualmente, conta com 36 países. 

Em outubro de 2019, a primazia havia sido oferecida à Romênia e Argentina, apesar de os americanos terem mantido o apoio à inclusão dos brasileiros, mas a mudança seria o resultado de uma intensa aproximação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos.

Além da intensificação das relações entre os países, a eleição do novo presidente argentino, Alberto Fernández, que não é alinhado a Donald Trump, seria outro detalhe que poderia ter influenciado na preferência norte-americana pela inclusão do Brasil no bloco econômico internacional.