Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta de identificação com sindicatos contribuiu com esvaziamento de protestos nesta manhã, diz analista

Para Humberto Dantas, atos convocados por entidades têm perfil diferente dos espontâneos

Brasil|Juliana Zorzato e Thiago de Araújo, do R7

Manifestantes realizam passeata em Guarulhos (SP), próximo ao km 225 da via Dutra; veja imagens dos protestos
Manifestantes realizam passeata em Guarulhos (SP), próximo ao km 225 da via Dutra; veja imagens dos protestos Manifestantes realizam passeata em Guarulhos (SP), próximo ao km 225 da via Dutra; veja imagens dos protestos

Diferente dos protestos que tomaram as ruas de diversas cidade do País em junho, quando a população saiu espontaneamente de suas casas, a greve das centrais sindicais mobilizou poucas pessoas que não são da categoria, na manhã desta quinta-feira (11). O chamado Dia Nacional das Lutas têm paralisações previstas para todo o Brasil, mas começou enfraquecido em São Paulo.

Os líderes do movimento chegaram a dizer que iriam parar a capital paulista, mas metroviários não aderiram à paralisação e a cidade amanhecem em ritmo normal. Por volta das 9h, a cidade registrava lentidão abaixo da média para o horário.

Para o cientista político Humberto Dantas, o fato de as pessoas não saírem às ruas pode ser explicado pela falta de identificação com esses movimentos.

— As pessoas não estão hoje nas ruas por uma questão de desinteresse, não querem legitimar essas centrais sindicias.

Publicidade

Dantas diz, ainda, que a ligação com organizações políticas pode ter afastado as pessoas.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Manifestações prejudicam trânsito na cidade de SP

Os protestos esvaziados na capital paulista surpreenderam os organizadores da manifestação. Em entrevista ao R7, o assistente-executivo da UGT (União Geral de Trabalhadores), Paulo Pirassol, atribuiu a baixa adesão ao movimento à ausência da participação dos metroviários.

Publicidade

— Foi complicada a decisão dos metroviários em não aderir à paralisação. Eles decidiram por assembleia, foi uma decisão soberana [...] Sem transporte público, a gente imagina que o impacto teria sido maior.

As manifestações do Dia Nacional de Lutas acontecem no Brasil inteiro, com paralisação de várias categorais lideradas por centrais sindicais e movimentos sociais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.