Brasil Fiocruz diz que receberá IFA para 12 milhões de doses de vacina

Fiocruz diz que receberá IFA para 12 milhões de doses de vacina

Remessa que chega no dia 22 será capaz de produzir 6 milhões de doses a menos que o previsto pelo governo

  • Brasil | Do R7

Fiocruz e Instituto Butantan tiveram de paralisar produção por falta de IFA

Fiocruz e Instituto Butantan tiveram de paralisar produção por falta de IFA

Bernardo Portela/Ascom/Biomanguinhos - 13.09.2010

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anunciou que receberá no próximo sábado (22), dois lotes de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção de 12 milhões de doses da vacina Aztrazeneca/Oxford, e garantiu entregas até a terceira semana de junho. O anúncio, porém, diminuiu a previsão inicial do ministério da Saúde, de cerca de 18 milhões de doses produzidas com a remessa.

No comunicado, a fundação também informou que interromperá a produção a partir da próxima quinta-feira (20), enquanto aguarda a chegada de insumos, mas que não prevê que a interrupção possa impactar entregas futuras. 

"O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta", escreveu a Fiocruz, em nota. 

O Instituto Butantan, o outro laboratório que produz vacinas no Brasil e que havia paralisado a fabricação pela falta insumos, deve receber lotes de IFA a partir da semana que vem. o instituto prevê a chegada no dia 26 de maio de 4 mil litros de insumos da China para a produção de cerca de 7 milhões de doses.

A fabricação havia sido suspensa na quinta-feira (13) da semana passada e a última entrega, de 1,1 milhão de doses ao Ministério da Saúde, ocorreu um dia depois. 

Últimas