Reforma da Previdência
Brasil Governadores estão na Câmara por inclusão dos Estados na reforma

Governadores estão na Câmara por inclusão dos Estados na reforma

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, disse ter esperança de que os entes federativos sejam incluídos nesta fase da reforma

reforma da previdência

Parlamentares descartam inclusão dos Estados no texto

Parlamentares descartam inclusão dos Estados no texto

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados - 9.7.2019

Como mais uma tentativa de incluir Estados e municípios na reforma da Previdência, governadores estão nesta terça-feira (9) no Congresso Nacional para pressionar os deputados. O do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), chegaram nesta tarde no parlamento.

Leite foi recepcionado pelo relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Ele disse que ainda tem esperança de que Estados e municípios sejam incluídos na reforma nessa fase, embora parlamentares já descartem essa ideia.

Leia mais: Oposição rejeita acordo e usará 'kit obstrução' na reforma

O Novo deve apresentar uma emenda global, que é como se fosse um novo texto, da reforma, com a inclusão dos entes federativos.

Leite disse ainda que vai tentar uma "brecha" na agenda do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tentar uma reunião. Caiado também disse que tem esperança de que a reinclusão ainda ocorra.

Leia também: PSL prevê entre 320 e 340 votos para Previdência

Enquanto isso, nos bastidores, parlamentares falam sobre a possibilidade da apresentação de uma emenda aglutinativa que possibilite a inclusão apenas de municípios na reforma, o que poderia ser um meio termo mais palatável ao plenário. A avaliação é de que os Estados têm capacidade de realizar uma reforma própria, mas a maioria dos municípios não tem essa força.