Brasil Governo prorroga uso da Força Nacional nas fronteiras até 2021

Governo prorroga uso da Força Nacional nas fronteiras até 2021

Segundo texto publicado no DOU, efetivo será disponibilizado por mais 180 dias, para prevenção e repressão de delitos nas fronteiras do país

  • Brasil | Do R7

Força Nacional vai atuar em fronteiras até ano que vem

Força Nacional vai atuar em fronteiras até ano que vem

Reprodução / José Cruz / Agência Brasil

O governo autorizou a prorrogação do emprego da Força Nacional na prevenção e repressão aos delitos nas fronteiras nacionais, em apoio à PF (Polícia Federal), por 180 dias, desta terça-feira (10), até 8 de maio de 2021. A medida foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

Leia mais: Eleições 2020: TSE aprova envio de forças federais para sete Estados

André Luiz de Almeida Mendonça, ministro da Justiça e Segurança Pública, é quem assina o texto.

Em maio deste ano, o ministro já havia autorizado extensão por 180 dias das operações, em prazo que se encerrava na segunda-feira (9).

Segundo o texto, o número de soldados a ser disponibilizado será definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O prazo do apoio prestado pela Força Nacional poderá ser prorrogado, caso seja necessário. 

Caso a renovação não seja solicitada pelo órgão assistido, o efetivo será retirado imediatamente após o vencimento da portaria. 

Na mesma edição do DOU, Mendonça autorizou o emprego da Força Nacional, em apoio à Funai (Fundação Nacional do Índio) na Terra Indígena Apyterewa, no Estado do Pará, por 90 dias a contar a partir da publicação.

Últimas