Brasil Guedes cancela participação em debate sobre ingresso na OCDE 

Guedes cancela participação em debate sobre ingresso na OCDE 

Segundo a organização, ministro justificou ausência afirmando que teve um compromisso ligado a projeto no Congresso

  • Brasil | Do R7

O ministro da Economia, Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes

Marcelo Camargo/Agência Brasil - 05.02.2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou nesta terça-feira (23) participação em evento de um centro de estudos americano que debate o acesso do Brasil à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o clube dos países mais desenvolvidos do mundo.

Segundo a organização do evento, promovido pelo CSIS (Center for Strategic & International Studies), Guedes foi chamado para uma "reunião de emergência" no Congresso sobre sua agenda de reformas. Ele comunicou a organização do evento cerca de 30 minutos, de acordo com os organizadores. Não foram dados mais detalhes sobre o cancelamento.

A participação estava na agenda de Guedes deste terça. O cancelamento acontece dias após a decisão do presidente de Jair Bolsonaro de intervir na Petrobras e colocar o general Joaquim Luna e Silva no lugar do então presidente, Roberto Castello Branco. O reflexo da medida anunciada na sexta-feira (19) foi uma queda da bolsa - a B3 teve perdas de quase 5% - e de ações de empresas brasileiras nesta segunda (22). As três principais estatais do país (Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras) perderem R$ 113,2 bilhões em dois dias. O fato ainda não foi abordado pelo ministro Paulo Guedes, defensor de uma política econômica liberal. 

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, participa do evento da CSIS no lugar do ministro. O embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster Jr., também representa o país no debate.

Últimas