Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índios ocupam prédio da Confederação da Agricultura em Brasília

Indígenas fizeram passeata ao longo da Esplanada e invadiram o prédio para protestar por terra

Brasil|Do R7

Após protesto no Congresso, índios ocupam sede da CNA
Após protesto no Congresso, índios ocupam sede da CNA Após protesto no Congresso, índios ocupam sede da CNA

O movimento indígena, que está em Brasília protestando por terras, ocupa, nesta quinta-feira (3), a sede da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), na capital federal. São aproximadamente 500 indígenas de 70 etnias diferentes.

O grupo teria quebrado a porta principal que dá acesso ao prédio e ocupa a sede da confederação, que fica na Asa Norte, região central de Brasília.

Com arcos, flechas e lanças, os inídios realizaram suas danças tradicionais, como forma de protestar contra propostas que tramitam no Congresso que podem alterar a demarcação de terras indígenas. Para o movimento, a mudança está sendo planejada para beneficiar produtores agrícolas.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

A invasão ocorreu após uma passeata dos índios. Pela manhã, no gramado em frente ao Congresso Nacional, eles realizaram o enterro simbólico da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), integrantes da bancada ruralista.

Os índios protestam contra a proposta, em tramitação no Congresso desde o ano 2000, que pretende transferir da União para os parlamentares a responsabilidade de demarcar terras indígenas. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 215, também possibilita a revisão de marcações já definidas.

Publicidade

Após entregarem uma carta a parlamentares, pedindo a imediata paralisação da proposta e outras reivindicações, os índios seguiram, em passeata, pela Esplanada dos Ministérios.

Ao final do percurso, eles pararam na sede da CNA e invadiram o prédio para protestar contra agricultores e pecuaristas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.