Ipea aponta avanço de 3,4% em investimentos em julho

Segundo o levantamento, trimestre encerrado em julho registrou alta de 7%. No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, houve queda de 2,4%

Investimentos na economia crescem 3,4% em julho

Investimentos na economia crescem 3,4% em julho

REUTERS/Leonardo Benassatto

Levantamento realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra avanço de 3,4% em investimentos na economia brasileira no mês de julho, quando comparado com junho. No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, houve um recuo de 2,4%.

Leia mais: IPEA: 30% dos funcionários públicos nomeados deixam o cargo no 1º ano

Os dados são do Indicador Ipea Mensal de FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), divulgado nesta segunda-feira (5). São medidos investimentos em máquinas e equipamentos, na construção civil e em outros ativos fixos, como propriedade intelectual, lavouras permanentes e gado de reprodução, entre outros.

Ainda de acordo com o levantamento, na comparação com julho de 2019, foi registrada uma queda de 3,8%. Já no trimestre móvel encerrado em julho deste ano, houve crescimento de 7%.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos apresentou uma alta de 10,9%, após uma queda de 8,2% registrada no mês de junho. "De acordo com os seus componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos cresceu 21,5% em julho [terceira alta consecutiva], a importação caiu 7,6% no mesmo período", registra o estudo do Ipea.

Já na construção civil, os investimentos cresceram 2,7%. "O resultado sucedeu altas de 7,8% e 17,4% nos meses de junho e maio, respectivamente. Com isso, o segmento registrou um avanço de 8,5% no trimestre móvel", acrescenta o levantamento.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o componente da construção apresentou crescimento de 3,3% sobre julho de 2019. Já os segmentos de máquinas e equipamentos e de outros ativos fixos registraram queda, respectivamente, de 10,7% e de 5,5%.