Kátia Abreu é cotada para assumir Ministério da Agricultura

Ruralista pode ser anunciada na próxima segunda-feira, junto a nova equipe econômica

Senadora Kátia Abreu pode virar ministra

Senadora Kátia Abreu pode virar ministra

Moreira Mariz/19.02.2014/Agência Senado

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e tida como um dos principais nomes da bancada ruralista, é cotada para assumir o comando do Ministério da Agricultura no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

A nomeação, que poderia ocorrer nesta sexta-feira (21) junto ao anúncio dos nomes da nova equipe econômica, foi adiada.

O Palácio do Planalto não chegou a confirmar oficialmente que faria o anúncio dos primeiros novos ministros hoje, mas fontes do governo haviam informado que isso aconteceria após as 18h, com o fechamento do mercado financeiro. 

Eram aguardados, ao menos, os nomes dos ministros da Fazenda, do Planejamento e do Desenvolvimento.

A expectativa surgiu porque, na manhã de hoje, a presidente se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para discutir o plano B para a Fazenda, após a recusa do presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, em assumir a pasta.

Durante toda a semana, a presidente realizou diversas reuniões a fim de um consenso sobre o substituto de Guido Mantega, que vai deixar o cargo no final deste ano. 

A nova equipe econômica deve ser composta por Nelson Barbosa, Joaquim Levy e Alexandre Tombini, disseram fontes do governo.

Leia mais notícias de Brasil