Brasil Lula afaga Renan e diz que senador tem 'credencial' para relatar a CPI

Lula afaga Renan e diz que senador tem 'credencial' para relatar a CPI

Ex-presidente afirmou que não existe político perfeito e exaltou o trabalho do emedebista no comando do Senado entre 2005 e 2007

  • Brasil | Do R7

Lula enalteceu trabalho de Renan na CPI da Covid

Lula enalteceu trabalho de Renan na CPI da Covid

Fernando Bizerra/EFE - 10.03.2021

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a escolha do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da CPI da Covid, que investiga o uso de recursos públicos e a atuação de gestores no combate à pandemia.

Lula afagou o emedebista ao dizer que Renan "tem credencial" para ser relator, uma vez que é experiente e tem décadas de mandato no Congresso.

"O Renan foi eleito pelo povo já há quatro ou cinco mandatos. O Renan é uma pessoa importante no Senado, o MDB é um partido importante. Ora, por que ele não pode ser o relator? Acho que tem credencial para ser relator, como poderia ter alguém do DEM, do PSL, de qualquer outro partido político", disse Lula em entrevista à rádio Jovem Pan Natal. 

Renan foi eleito presidente do Senado por quatro vezes: entre 2005 e 2007, com Lula na Presidência da República; em 2007, foi reeleito presidente do Senado, mas renunciou em dezembro daquele ano após denúncia de ter despesas pessoais pagas por um lobista; de 2013 a 2015, com Dilma (PT); e entre 2015 e 2017, com Dilma e, depois, Michel Temer (MDB) no Palácio do Planalto.   

O petista destacou ainda que o brasileiro busca sempre o "político perfeito", que não existe. "Renan Calheiros é senador da República. Muitas vezes, a gente fica querendo o político perfeito, que não foi eleito pelo povo. [...] O político que a gente sonha, que às vezes as pessoas falam que não prestam, o bom talvez seja a pessoa que quer um bom. A pessoa tem que se candidatar", sugeriu.

Lula aproveitou a ocasião para exaltar a postura de Renan quando este presidiu o Senado Federal enquanto era presidente da República. "Eu acho que o Renan foi um presidente do Senado que, quando eu fui presidente, trabalhou de forma muito responsável para que a gente pudesse fazer o governo que fizemos", encerrou.

Renan está no Congresso Nacional desde 1983, quando se elegeu deputado federal. Depois disso, foi reeleito deputado federal em 1987 e assumiu uma vaga no Senado em 1995. Desde então, já está na sua quarta legislatura no Senado.

Assista ao vídeo em que Lula fala sobre Renan com a relatoria da CPI da Covid:

Últimas