Lula chega a SP em jatinho de empresa de Luciano Huck  

Segundo nota enviada pelo apresentador, o avião não foi cedido. Ele foi alugado e faz parte da frota da Icon Taxi Aéreo

Jatinho com prefixo HUC, uma alusão ao nome do apresentador

Jatinho com prefixo HUC, uma alusão ao nome do apresentador

Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste sábado (9) a São Paulo em um jatinho, depois de passar a noite em Curitiba após deixar a prisão. Ele foi beneficiado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal que impede a permanência de presos enquanto o processo não é encerrado na Justiça. Lula veio do Paraná em um jatinho particular alugado de uma empresa que pertence ao apresentador Luciano Huck.

Leia mais: Ex-presidente Lula já está no sindicato dos metalúrgicos

Lula participa neste sábado de um ato no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave de prefixo PP-HUC, uma alusão ao nome do apresentador de TV, pertence à Icon Táxi Aéreo e à Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos, de propriedade do apresentador Luciano Huck e de sua esposa, a também apresentadora de TV Angélica.

Pela rede social, Luciano Huck escreveu: "A aeronave faz parte da frota da Icon Taxi Aéreo, não tenho qualquer influencia para quem ela é fretada". Em um vídeo, ele esclareceu que, quando a aeronave não está em uso por ele, é disponibilizada para outros voos fretados mediante pagamento.

A assessoria do apresentador, em nota, também negou que o avião tenha sido cedido. “A aeronave faz parte da frota da Icon Taxi aéreo e por meio da empresa foi contratada para o vôo pois estava disponível na data solicitada. A agenda de locação das aeronaves é de responsabilidade da Icon Taxi Aéreo e detalhes sobre a operação apenas com a empresa”, diz a nota.

Veja também: Bolsonaro diz que Lula está 'livre, mas carregado de culpa'

A Icon Taxi Aéreo ressaltou, por meio da assessoria de imprensa, que Luciano Huck detém 50% da aeronave e o restante pertence à empresa. Disse também que o voo poderia ter sido feito com qualquer outro jatinho, mas aquele estava disponível no momento.

Em nota, a Icon Aviation, empresa de aviação executiva do Grupo CB, disse que prestou serviço de fretamento da aeronave utilizada pelo ex-presidente Lula, no trajeto Curitiba-São Paulo. E ressaltou que a empresa de táxi aéreo possui a frota mais moderna e diversificada da América Latina, composta por 19 aeronaves de asa fixa e três de asa rotativa, e conta com 11 hangares nos principais polos de aviação executiva do Brasil: São Paulo, Sorocaba, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

Em 2010, a empresa de Luciano Huck comprou um jatinho com juros subsidiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O valor liberado foi de R$ 17,7 milhões e, segundo o apresentador, o negócio foi transparente e pago sem atrasos.

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da defesa de Lula e com o Partidos dos Trabalhadores, mas ambos não retornaram as ligações e não responderam as mensagens.