Lula ganha estátua de bronze ao lado da Casa Branca nos Estados Unidos

Peça faz parte da exposição de artista chinês em homenagem aos homens das Américas

Lula é homenageado em exposição sobre os grandes homens das Américas e ganha busto ao lado da Casa Branca, nos EUA

Lula é homenageado em exposição sobre os grandes homens das Américas e ganha busto ao lado da Casa Branca, nos EUA

Reprodução / Facebook

Uma estátua em bronze do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi instalada, nesta segunda-feira (26), no centro de Washington (EUA), próximo à Casa Branca – centro do poder nos Estados Unidos.

O busto de Lula faz parte de uma exposição, inaugurada nesta segunda, no National Mall – um grande jardim localizado ao lado do centro administrativo de Washington. A obra é do artista chinês Yuan Xikun, que faz uma homenagem aos que ele considera os dez grandes homens daa Américas.

Leia mais notícias de Política e Brasil

Além da estátua de Lula, há representações do presidente assassinado dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, do líder político das guerras de independência da América Espanhola, Simon Bolívar, e do escritor colombiano Gabriel García Márquez, que morreu em abril.

De acordo com a assessoria do Instituto Lula, o ex-presidente foi convidado para participar da inauguração, mas não pôde comparecer porque tinha compromissos agendados que não poderiam ser remarcados.

O Instituto ainda não sabe dizer se Lula vai visitar a exposição.

Encontro com pré-candidatos

Lula se reuniu na tarde dessa segunda-feira em São Paulo com alguns dos pré-candidatos do PT. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), os ex-ministros Alexandre Padilha (SP), Fernando Pimentel (MG), e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, participaram do encontro.

Todos eles pretendem se candidatar ao governo de seus respectivos Estados e conversaram sobre a situação política nas regiões.

Neste mês, o ex-presidente já se reuniu com o senador Lindberg Farias (PT-RJ), pré-candidato do PT no Rio de Janeiro, e com Rui Costa, pré-candidato do PT ao governo da Bahia.