Brasil Lula ganha estátua de bronze ao lado da Casa Branca nos Estados Unidos

Lula ganha estátua de bronze ao lado da Casa Branca nos Estados Unidos

Peça faz parte da exposição de artista chinês em homenagem aos homens das Américas

Lula ganha estátua de bronze ao lado da Casa Branca nos Estados Unidos

Lula é homenageado em exposição sobre os grandes homens das Américas e ganha busto ao lado da Casa Branca, nos EUA

Lula é homenageado em exposição sobre os grandes homens das Américas e ganha busto ao lado da Casa Branca, nos EUA

Reprodução / Facebook

Uma estátua em bronze do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi instalada, nesta segunda-feira (26), no centro de Washington (EUA), próximo à Casa Branca – centro do poder nos Estados Unidos.

O busto de Lula faz parte de uma exposição, inaugurada nesta segunda, no National Mall – um grande jardim localizado ao lado do centro administrativo de Washington. A obra é do artista chinês Yuan Xikun, que faz uma homenagem aos que ele considera os dez grandes homens daa Américas.

Leia mais notícias de Política e Brasil

Além da estátua de Lula, há representações do presidente assassinado dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, do líder político das guerras de independência da América Espanhola, Simon Bolívar, e do escritor colombiano Gabriel García Márquez, que morreu em abril.

De acordo com a assessoria do Instituto Lula, o ex-presidente foi convidado para participar da inauguração, mas não pôde comparecer porque tinha compromissos agendados que não poderiam ser remarcados.

O Instituto ainda não sabe dizer se Lula vai visitar a exposição.

Encontro com pré-candidatos

Lula se reuniu na tarde dessa segunda-feira em São Paulo com alguns dos pré-candidatos do PT. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), os ex-ministros Alexandre Padilha (SP), Fernando Pimentel (MG), e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, participaram do encontro.

Todos eles pretendem se candidatar ao governo de seus respectivos Estados e conversaram sobre a situação política nas regiões.

Neste mês, o ex-presidente já se reuniu com o senador Lindberg Farias (PT-RJ), pré-candidato do PT no Rio de Janeiro, e com Rui Costa, pré-candidato do PT ao governo da Bahia.