Brasil Lula recebe hoje 27º título de doutor em universidade da Espanha

Lula recebe hoje 27º título de doutor em universidade da Espanha

Faculdades do mundo reconhecem trabalho de ex-presidente por atuação no Palácio do Planalto

Lula recebe hoje 27º título de doutor em universidade da Espanha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá, nesta quarta-feira (23), seu 27º título de doutor honoris causa da carreira. Em evento marcado para as 12h (horário local, 8h no horário de Brasília), o ex-presidente será condecorado na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é reconhecida como Campus de Excelência Internacional e é uma das universidades mais antigas do mundo.

Entre as celebridades já condecoradas com o título de doutor honoris causa pela universidade, está o escritor José Saramago; o economista de Bangladesh que venceu o Nobel da Paz em 2006, Muhammad Yunus; e o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos.

Relembre os títulos de doutor que Lula já ganhou pelo País e pelo mundo

Leia mais notícias de Brasil e Política

De acordo com a universidade, Lula será condecorado com o título de doutor por causa do “impacto que teve a política educativa do seu governo tanto no incremento da equidade social como na melhoria da eficiência, conseguidas mediante a valorização de todos os recursos intelectuais de que dispõe esse grande país amigo, especialmente dos provenientes dos setores sociais mais desfavorecidos”.

Lula foi engraxate, ajudante de tintureiro, office boy e se formou torneiro mecânico pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No entanto, o petista nunca frequentou uma faculdade como aluno e, mesmo assim, chegou ao Palácio do Planalto em 2002. Desde então, acumulou outros 26 títulos de doutor pelas suas conquistas como presidente da República.

Portugal

Depois da cerimônia na Espanha, Lula vai viajar ainda hoje para Portugal, onde se reunirá, na quinta-feira (24), em Lisboa, com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e com o presidente Aníbal Cavaco Silva.

Na sexta-feira (25), antes de voltar a São Paulo, o ex-presidente brasileiro participa da cerimônia pelos 40 anos da Revolução dos Cravos, que pôs fim à ditadura militar em Portugal. Lula vai ministrar a conferência O 25 de Abril Visto desde Fora, no Museu Oriente.