A Prisão de Lula
Brasil Lula terá cela especial, mas comerá quentinha e receberá só parentes

Lula terá cela especial, mas comerá quentinha e receberá só parentes

Ex-presidente será tratado como todos os outros presos. Cela separada é exceção, porque foi uma determinação de Moro no documento de prisão

Prisão de Lula 

Lula precisa se entregar na PF até as 17h desta sexta

Lula precisa se entregar na PF até as 17h desta sexta

Alice Vergueiro/Folhapress - 05.04.2018

Membro da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o delegado da PF (Polícia Federal) Igor Romário de Paula detalhou nesta sexta-feira (6) as condições que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá enquanto estiver preso na Superintendência da PF na capital paranaense.

Segundo o delegado federal, Lula terá o mesmo tratamento que outros presos. A única exceção é que ele ficará em uma sala isolada, uma cela especial chamada "Sala de Estado Maior", a pedido do juiz Sérgio Moro

— Uma sala simples, vazia. Só tem uma cama, uma mesa com cadeiras e o acesso a um banheiro. Mais nada. Essa é a única exceção, porque foi um pedido do juiz. O restante do tratamento da disciplina e da prisão dele será como de qualquer outro preso.

A Sala de Estado Maior tem cerca de 15 metros quadrados. Romário de Paula disse que a cela tem uma janela, que fica para dentro da estrutura do prédio, e explicou que a alimentação será como de outros presos.

O delegado, responsável pela condução da prisão do petista em Curitiba (PR), garante que a cela é o único "privilégio" de Lula.

— O restante das questões como alimentação, visita e visita de advogado, isso tudo vai seguir a regra geral.

A regra da PF determina que os presos recebam visitas às quartas-feiras somente de familiares mais próximos de até primeiro e segundo grau. No caso de Lula, a expectativa é que haja um grande fluxo de pessoas do partido e da militância política tentando falar com ele. 

— A regra que está valendo hoje é que esse pessoal [deputados, senadores, políticos e outras pessoas que não sejam parentes próximos] não entra.

Quanto à alimentação, Lula deverá receber diariamente a quentinha, que normalmente é composta por arroz, feijão, salada e carne. Garfo e faca de plástico fazem parque do pacote — mesmo tratamento que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha recebeu no local. No "serviço de quarto" da carceragem estão incluídos ainda café com leite e pão com manteiga.

Lula no IML

Romário de Paula explicou que "em princípio", Lula não deverá passar por exames no IML (Instituto Médico Legal). "O IML é usado sempre que há uma perspectiva de mudança na custódia do preso. [...] Se ele se apresentar aqui [em Curitiba], vai ficar sem ir ao IML", explicou.

Prisão de Lula

O delegado afirma que Lula tem até às 17h desta sexta-feira (6) para se entregar para a PF. Moro decretou a ordem de priosão do petista na noite de quinta-feira (5), depois do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) publicar a condenação de Lula. 

O ex-presidente foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá, litoral de São Paulo. 

Segundo Romário de Paula, a ordem de prisão será cumprida independentemente do local que Lula se entregue. 

— Para a polícia, onde ele se apresentar vai ser considerado cumprido. O cumprimento integral é que ele venha para cá [Curitiba].