Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menor unidade da Federação, DF tem mais servidores que qualquer Estado

IBGE aponta que 5,2% da população do Distrito Federal trabalham na administração local

Brasil|Do R7

Sediada no Palácio do Buriti, administração do DF tem 5% da cidade
Sediada no Palácio do Buriti, administração do DF tem 5% da cidade Sediada no Palácio do Buriti, administração do DF tem 5% da cidade

O Distrito Federal é a unidade da Federação que mais emprega servidores em sua administração, aponta a Estadic 2013 (Pesquisa de Informações Básicas Estaduais – Perfil dos Estados Brasileiros), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (13). Trabalham na administração do DF quase 150 mil pessoas, o que corresponde a 5,2% da população da capital do País.

O segundo Estado brasileiro em número de servidores públicos estaduais é o Acre, cuja administração emprega 4,7% de sua população — o Tocantins é o terceiro, com 3,6%. Quando se trata de números absolutos, São Paulo é o Estado com mais servidores públicos estaduais (612 mil). Eles representam, contudo, apenas 1,4% da população paulista.

Tocantins, Minas e Pernambuco são Estados que mais investem em saúde

Oito Estados não têm verba específica para defesa da mulher

Publicidade

Estados destinam só 2% do orçamento para o meio ambiente

16 Estados ignoram auxílio-natalidade

Publicidade

Segundo a pesquisa do IBGE, “o conjunto de pessoas ocupadas nas administrações direta e indireta” totalizava 3.120.599 servidores, o equivalente a 1,6% da população do País para o mesmo período pesquisado — o total da população projetado para 2013 foi de 201.032.714 habitantes.

De todas as pessoas ocupadas nas administrações estaduais no ano passado, 87,5% estavam vinculadas à administração direta (órgãos como a prefeitura), enquanto 12,5% exerciam atividades na administração indireta (autarquias ou empresas públicas).

Publicidade

Queda

Na comparação com 2012, o número de servidores caiu 0,3% (8.324 pessoas) no ano passado. Por outro lado, os números apurados pelo IBGE mostram um aumento de funcionários sem vínculo permanente (13,6%), de estagiários (10,7%) e de servidores comissionados (9,9%).

O crescimento no número de estagiários de um ano para o outro surpreende. De 2012 para 2013, a quantidade desse efetivo na administração direta dos Estados cresceu 45,3%, chegando a 23.391. 

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.