Novo Coronavírus

Brasil Ministro Walmir Oliveira da Costa, do TST, morre de covid aos 62 anos

Ministro Walmir Oliveira da Costa, do TST, morre de covid aos 62 anos

Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, juiz estava na vida pública desde 1989; entidade lamentou perda

Walmir Oliveira da Costa tinha 62 anos

Walmir Oliveira da Costa tinha 62 anos

Divulgação/TST

O ministro Walmir Oliveira da Costa, do TST (Tribunal Superior do Trabalho), morreu nesta quarta-feira (28) aos 62 anos. Ele estava internado com covid-19 há duas semanas e o quadro era considerado grave.

O magistrado era natural de Irituia (PA), estava na vida pública desde 1989 e tinha mestrado em direito do trabalho pela Universidade Federal do Pará. Em março, o irmão do jurista também morreu vítima da doença.

Walmir Oliveira da Costa ocupava a cadeira 75 da ABDT (Academia Brasileira de Direito do Trabalho). Em nota, a entidade lamentou a perda do ministro, considerado “esforçado” e “brilhante”.

“Com profundo e sentido pesar, comunico à comunidade acadêmica a morte do confrade Walmir Oliveira da Costa. Membro da nossa ABDT, Walmir era magistrado de carreira, paraense da cidade de Irituia, dedicado e estudioso. Deixa uma grande lacuna no campo do Direito, especialmente do Direito Processual, sua preferência. Era um homem esforçado e brilhante que, desde muito jovem, dedicou-se ao direito. De antigo advogado militante, deu-se integralmente à magistratura, chegando a Ministro do TST mercê de sua competência demonstrada ao longo de vários anos de convocações sucessivas. Uma perda lamentável para o Direito do Trabalho, para a Justiça do Trabalho e para a nossa ABDT”, diz o texto assinado por Alexandre Agra Belmonte, presidente da academia.

Últimas