Moraes pede que PGR se manifeste sobre inquérito contra Salles

Despacho do ministro atende a pedidos de parlamentares para que a conduta do ministro seja investigada, após reunião ministerial em 22 de abril

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente

Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes enviou à Procuradoria-Geral da República pedido para manifestação sobre abertura de inquérito contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Leia também: Ministério Público pede que Ricardo Salles seja afastado do governo 

O despacho atende a pedidos de parlamentares para que a conduta do ministro seja investigada, após reunião ministerial em 22 de abril, que foi divulgada vídeo autorizado pelo STF.

Na reunião, o ministro sugeriu “que o governo federal aproveite o momento de ‘tranquilidade’, em que imprensa está com atenção voltada para a cobertura da pandemia do novo coronavírus, para 'passar reformas infralegais de desregulamentação' e simplificar normas”. 

O requerimento é assinado pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (Rede-ES) e pelos deputados Joenia Wapichana (Rede-RR) e Alessandro Molon (PSB-RJ). Eles pedem ainda o imediato afastamento do cargo para evitar "maiores danos ambientais imensuráveis, na linha do princípio da precaução em matéria ambiental”.