Novo Coronavírus

Brasil MPF pede derrubada de vetos em lei para proteger indígenas da covid-19

MPF pede derrubada de vetos em lei para proteger indígenas da covid-19

Em nota enviada ao Congresso, Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais diz que justificativa para vetos "não se sustenta"

  • Brasil | Do R7

MPF diz que vetos de Bolsonaro "não se sustentam"

MPF diz que vetos de Bolsonaro "não se sustentam"

Adriano Machado/ Reuters - 18.07.2020

A Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (Ministério Público Federal) enviou nesta terça-feira (21) uma nota técnica ao Congresso Nacional para pedir a derrubada dos vetos aplicados pelo presidente Jair Bolsonaro à Lei 14.021. O texto em questão trata de ações emergenciais de prevenção e combate à covid-19 em comunidades indígenas.

Para o órgão ligado ao Ministério Público, a justificativa de que os trechos vetados criariam despesa obrigatória não planejada ao Poder Público "não se sustenta, uma vez que o estado de calamidade pública constitui excepcionalidade às regras de execução orçamentária".

Leia mais: Bolsonaro veta internet e auxílio facilitado para proteger indígenas

O MPF destaca que a crise sanitária causada pelo novo coronavírus permite adequar previsões orçamentárias e a criação de créditos extraordinários para "assegurar a dignidade humana, o direito à vida e à saúde".

Foram vetados trechos que previam acesso universal à água potável, a oferta emergencial de leitos hospitalares e de UTI, aquisição ou disponibilização de ventiladores e de máquinas de oxigenação sanguínea, a elaboração e distribuição de materiais informativos sobre os sintomas da covid-19.

O documento destaca ainda a decisão do STF que afastou a exigibilidade de observância estrita da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 em razão da crise sanitária.

Últimas