Coronavírus

Brasil 'Não pode falar nada', diz Bolsonaro sobre tratamento fora da bula

'Não pode falar nada', diz Bolsonaro sobre tratamento fora da bula

Presidente defende uso de remédios, como cloroquina, para tratar pacientes com covid. Medicamento não tem eficácia comprovada

  • Brasil | Daniel Trevor, da Record TV

O Presidente Jair Bolsonaro, em evento no Palácio do Planalto

O Presidente Jair Bolsonaro, em evento no Palácio do Planalto

Marcos Corrêa/PR-22/03/2021

O presidente Jair Bolsonaro reclamou da "criminalização" do tratamento off-label durante a pandemia. O termo, em inglês, refere-se ao uso de remédios sem comprovação científica ou necessidade de obedecer o que consta na bula para o tratamento de doenças.

"Por que criminalizam o (tratamento) off label? Está criminalizado. Você não pode falar nada", reclamou a médicos que o apoiavam em frente ao Palácio do Alvorada, em Brasília, nesta terça-feira (23) de manhã.

Desde o início da pandemia, o presidente defende o que ele classifica de tratamento precoce, com uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina. Diversos estudos já demonstraram a ineficácia destes fármacos e os efeitos colaterais na administração deles em determinados casos.

A outro apoiador, de Niterói, Bolsonaro perguntou se na cidade do Estado do Rio também foi adotado o lockdown. "Mas fecharam [a cidade] para quê?", questionou, citando na sequência reportagem sobre os efeitos da pandemia no empobrecimento do Brasil.

Últimas