Novo Coronavírus

Brasil Novo lote com 629 mil doses da vacina da Pfizer chega ao Brasil

Novo lote com 629 mil doses da vacina da Pfizer chega ao Brasil

Previsão da farmacêutica é que 200 milhões de doses da vacina contra a covid-19 sejam entregues ao Ministério da Saúde este ano

  • Brasil | Do R7

Carga de vacinas da Pfizer é retirada de avião no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Carga de vacinas da Pfizer é retirada de avião no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Reprodução de Vídeo/Divulgação Pfizer

Um novo lote com 629.460 doses da vacina Pfizer contra a covid-19 desembarcou no final da tarde desta quarta-feira (26) no aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. É a quinta remessa do imunizante desde o final de abril, que será entregue para distribuição ao Ministério da Saúde.

A previsão é que 200 milhões de doses sejam entregues este ano, o que permitirá a vacinação de 100 milhões de brasileiros, já que o imunizante requer duas doses - no país está sendo aplicado com intervalo de três meses.

A entrega faz parte de um acordo firmado em 19 de março que prevê a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao país até o final do terceiro trimestre deste ano. "Somadas aos lotes anteriores, mais de 3,4 milhões de doses foram entregues", aponta nota da Pfizer.

A primeira entrega foi realizada no dia 29 de abril com 1 milhão de doses; a segunda em 5 de maio, com 628.290, e a terceira no dia 12, ambém com 628.290 doses. A quarta entrega foi no dia 19, com 629.460 doses.

A Pfizer informa que as vacinas que estão sendo enviadas para o Brasil vêm das fábricas
de Püurs, na Bélgica, e Kalamazoo, nos Estados Unidos.

A empresa pretende fornecer mais de 2,5 bilhões de doses em todo o mundo até o final do ano. A vacina da Pfizer tem registro definitivo concedido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil desde 23 de fevereiro.

Distribuição

O Ministério da Saúde afirma que já distribuiu mais de 90,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19, entre CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, desde o início da campanha, em 18 de janeiro. As vacinas da Pfizer começaram a ser enviadas aos estados e Distrito Federal no dia 3 de maio.

Todos os estados e Distrito Federal vão receber mais um lote de vacinas da farmacêutica até esta quinta-feira (27), com a distribuição de mais 609 mil doses. Até o momento, contando com essa remessa, já foram enviadas mais de 2,8 milhões de doses do laboratório para todo o Brasil.

Últimas