Brasil País recebe mais 1,2 mi de doses contra Covid-19 para crianças

País recebe mais 1,2 mi de doses contra Covid-19 para crianças

Com segundo lote do imunizante pediátrico da Pfizer para o público de 5 a 11 anos, número de unidades chega a 2,4 milhões

  • Brasil | Do R7

Previsão é que total de vacinas entregues em janeiro chegue a 4,3 milhões de doses

Previsão é que total de vacinas entregues em janeiro chegue a 4,3 milhões de doses

Myke Sena/MS - 13.01.2022

O segundo lote da vacina pediátrica contra a Covid-19 da Pfizer, com 1,248 milhão de doses, chegou ao Brasil neste domingo (16). O imunizante será aplicado em crianças de 5 a 11 anos, durante campanha de vacinação de acordo com calendário dos municípios. 

O desembarque da nova remessa, que chegaria no dia 20 mas foi antecipada para este domingo, aconteceu nesta manhã no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. A distribuição das doses por estado e Distrito Federal, coordenada pelo Ministério da Saúde, segue o critério populacional (de acordo com a faixa etária).

O primeiro carregamento desembarcou na última quinta-feira (13). Além desses dois lotes entregues, num total de 2,4 milhões de doses pediátricas, a Pfizer prevê a chegada de outra remessa, em 27 de janeiro, com 1,8 milhão de doses de vacina, totalizando neste mês 4,3 milhões de unidades. A expectativa é que sejam entregues mais 7,2 milhões em fevereiro e 8,4 milhões em março, podendo chegar a 30 milhões no primeiro trimestre, segundo o Ministério da Saúde. 

Para as crianças, o esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de oito semanas. O imunizante pediátrico da Pfizer é o único até agora aprovado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para aplicação nesse público. A CoronaVac ainda aguarda aprovação da agência.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 de mais de 145 milhões de pessoas a partir dos 12 anos.

Autorização

A imunização de crianças não é obrigatória no Brasil, diferentemente de todas as outras imunizações infantis previstas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). Para a vacinação desse público, será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da pasta é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização.

O imunizante tem dosagem e composição diferentes das que são utilizadas para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

Últimas