CPI da Covid

Brasil Para Mourão, CPI da Covid deve envolver Estados e municípios

Para Mourão, CPI da Covid deve envolver Estados e municípios

Bolsonaro vem protestando contra a decisão do STF, que mandou Senado investigar ações e omissões do governo na pandemia

  • Brasil | Daniel Trevor, da Record TV

Mourão durante entrevista coletiva em Brasília

Mourão durante entrevista coletiva em Brasília

Joédson Alves/EFE - 31.03.2021

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (12) que a CPI da Covid no Senado deve convocar também governadores e prefeitos.

O presidente Jair Bolsonaro vem protestando contra o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a instalação do colegiado para apurar ações e omissões somente do governo federal no combate à pandemia.

"Como está colocado ali, tem dois aspectos. Um é muito amplo: 'Ações de combate a pandemia'. Então, acho que tem que envolver também Estados e municípios", disse Mourão.

Segundo Bolsonaro, Barroso e a bancada de esquerda do Senado se uniram para desgastar o governo. "Eles não querem saber do que aconteceu com os bilhões desviados por alguns governadores e alguns poucos prefeitos também", afirmou o presidente na última sexta-feira (9).

A decisão do ministro atende a pedido feito pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que questionam a posição do presidente da casa, Rodrio Pacheco  (DEM-MG), em avaliar o requerimento pela investigação, apresentado há 64 dias, no início de fevereiro.

Bolsonaro insiste  que ministros do STF também devem responder a processos de impeachment, já que há pedidos nesse sentido. Questionado se isso seria uma resposta do governo em relação à corte, Mourão preferiu não polemizar, afirmando que a questão é prerrogativa do Senado.

"A questão é de um assunto que vem sendo discutido há muito tempo. Isso é uma prerrogativa que o Senado tem. Na conversa entre o Presidente e o senador [Jorge]  Kajuru (Cidadania-GO) não vejo nada demais. Não passa disso aí, uma conversa."

Mourão se referiu ao diálogo divulgado pelo parlamentar (assista abaixo) no fim de semana, em que Bolsonaro cobra que a comissão investigue também Estados e municípios e pressiona para que o senador faça pedidos de impeachment de ministros do STF.

Últimas