Novo Coronavírus

Brasil PF faz buscas em operação contra desvios de verbas da saúde em SE

PF faz buscas em operação contra desvios de verbas da saúde em SE

Policiais cumprem 32 mandados em municípios do Nordeste após suspeita de irregularidades em nove contratos da Prefeitura de Carmópolis

  • Brasil | Do R7

Operação em Sergipe apura desvios de verbas contra a pandemia

Operação em Sergipe apura desvios de verbas contra a pandemia

Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a Operação Estroinas, com o objetivo de investigar fraudes em nove procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município de Carmópolis, em Sergipe. 

Corrupção na pandemia: contratos sob suspeita somam R$ 1,4 bilhão

Participam da ação 83 policiais federais e 6 servidores da CGU (Controladoria Geral da União), que cumprem 32 mandados de busca e apreensão nas cidades sergipanas de Carmópolis (15), Aracaju (9) e Nossa Senhora do Socorro (2). E também em outros Estados do Nordeste: 2 em Pernambuco, 2 em Alagoas e 2 na Bahia.

Na investigação, apurou-se que aproximadamente R$ 2,3 milhões provenientes do SUS (Sistema Único de Saúde) foram gastos para a contratação direta de 9 empresas. No decorrer dos trabalhos, identificou-se indícios de que algumas dessas empresas são “fantasmas” e os sócios de algumas delas são “laranjas”.

Também foi apurado que as escolhas das empresas contratadas foram arbitrárias, as cotações dos preços dos bens, insumos e serviços contratados pelo município foram fraudulentas e alguns itens sequer foram utilizados no enfrentamento da pandemia de covid-19

Os envolvidos estão sendo investigados por suposta prática dos crimes de dispensa indevida de licitação, corrupção passiva e corrupção ativa.

Últimas