Brasil PF prende no Brasil líder de organização criminosa do Paraguai

PF prende no Brasil líder de organização criminosa do Paraguai

Traficante teria conexão com facção do Rio de Janeiro e que é responsável pelo envio de grandes carregamentos de cocaína

  • Brasil | Do R7

Viatura da Polícia Federal; criminoso paraguaio foi detido em Mato Grosso

Viatura da Polícia Federal; criminoso paraguaio foi detido em Mato Grosso

Pilar Olivares/Reuters

A PF (Polícia Federal) prendeu nesta segunda-feira (29), em cooperação policial internacional com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai uma das principais lideranças do tráfico internacional de drogas daquele país. O nome não foi revelado pela corporação.

O preso era líder de organização criminosa paraguaia que tinha fortes conexões com uma facção brasileira que atua no Rio de Janeiro e responsável pelo envio de grandes carregamentos de cocaína para o Brasil. Também era o administrador de um relevante esquema de lavagem de dinheiro em solo paraguaio.

Além de atuar no envio de cocaína, o criminoso fornecia armas de grosso calibre à organização criminosa carioca, utilizando-se de propriedades rurais em solo paraguaio como estrutura logística para aterrissagem e decolagem de pequenas aeronaves carregadas com cocaína e armas.

O traficante já havia sido preso em 2018 por autoridades do Paraguai, entretanto, em 11 de setembro de 2019 foi resgatado de um presídio naquele país em ação extremamente violenta, com a utilização de armas de fogo de grosso calibre, que levou um oficial da polícia paraguaia a óbito.

O mandado de prisão preventiva para fins de extradição foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal e cumprido pela PF em Mato Grosso. No momento da prisão, o paraguaio portava arma de fogo e utilizava documento falso, razão pela qual também foi preso em flagrante por conta dos crimes citados.

Últimas