Piauí autoriza agentes a entrar nas casas e desapropriar imóveis

Decreto do governador  Wellington Dias (PT) determina o uso de propriedade particular para executar “ações de combate” ao coronavírus 

O governador  Wellington Dias (PT)

O governador Wellington Dias (PT)

Elza Fiúza/10.11.2009/ABr

O governo do Piauí autorizou agentes da Sedec (Secretaria de Estado da Defesa Civil) e responsáveis pelo combate ao coronavírus no estado a entrar em propriedades particulares, como casas, para prestar socorro ou para a retirada de famílias do local, quando houver risco de contaminação.

Leia também: Comércio de SP pede reabertura dia 1º: 'Não podemos esperar'

Além disso, autoriza o uso de propriedade particular para executar “ações de combate” ao coronavírus. O governo explica que a medida poderá ser usada na escolha de algum imóvel em localização estratégica para transformá-lo em hospital de campanha, por exemplo.

A determinação foi publicada em decreto na última quinta (16), assinado pelo governador  Wellington Dias (PT), que estabelece situação de calamidade pública no estado por causa da covid-19.

A Sedec também está autorizada a mobilizar servidores do estado e municípios e convocar voluntários para reforçar ações de resposta e realização de campanhas de arrecadação de recursos.