Brasil Primeira fase da Operação Xavante distribui 11 mil medicamentos

Primeira fase da Operação Xavante distribui 11 mil medicamentos

Profissionais de saúde das Forças Armadas atuaram em projeto que realizou, na primeira fase, 1.578 atendimentos em aldeias indígenas

  • Brasil | Do R7

Operação Xavante atendeu população indígena no Mato Grosso

Operação Xavante atendeu população indígena no Mato Grosso

Divulgação/Ministério da Defesa

A primeira fase da Missão Xavante, projeto do governo federal para levar assistência médica a insumos à população indígena com o apoio das Forças Armadas, chegou ao final neste domingo (2).

A equipe de 24 profissionais de saúde das Forças Armadas atendeu indígenas da etnia xavante entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, no estado do Mato Grosso. Ao todo, foram 1.578 atendimentos realizados com o apoio de equipes de saúde do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Xavante e da Secretaria Municipal de Saúde do estado do Mato Grosso.

Também foram distribuídos mais de 11 mil medicamentos, sendo a maioria para diabetes e hipertensão.

Barroso determina que governo faça ações contra pandemia entre índios

As aldeias foram contempladas com médicos clínicos gerais, ginecologistas obstetras, infectologista, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que proporcionaram atendimento médico especializado e reforçaram a atuação da saúde local realizada pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do DSEI  Xavante.

A ação interministerial das Pastas da Defesa, da Saúde e da Justiça, na região Centro-Oeste do Brasil, levou assistência médica e insumos para auxiliar a população indígena em seis aldeias dos Polos Campinápolis e São Marcos.

Em função da extensa área de abrangência populacional e territorial, a missão Xavante de apoio às comunidades indígenas da região Centro-Oeste do País foi dividida em três fases. As próximas etapas estão previstas para acontecer de 3 a 9 de agosto, na área do Polo Base Marãiwatséde, e de 10 a 16 de agosto, no Polo Base Sangradouro do DSEI Xavante, ambas também no estado do Mato Grosso.

Últimas