Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quais os benefícios da MP dos Cartórios Digitais?

Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) moderniza a legislação de registros públicos

Brasil|Do R7

Flaviano Galhardo, Rogério Caiuby e Arthur Jahn Sturzbecer
Flaviano Galhardo, Rogério Caiuby e Arthur Jahn Sturzbecer Flaviano Galhardo, Rogério Caiuby e Arthur Jahn Sturzbecer

Os cartórios vêm trabalhando para disponibilizarem todos os seus serviços de forma online à população do país desde o início dos anos 2.000, porém, o que muda com a aprovação da MP dos Cartórios você vai saber no Estúdio News deste sábado (02).

Rogério Caiuby, conselheiro Executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), fala sobre o desafio de se fazer negócio no Brasil e afirma a importância da digitalização dos serviços públicos para a economia.

“Os principais aspectos que nos colocam em uma posição inferior aos países da OCDE são dois pontos, um deles é a baixa efetividade, o outro é limitado a digitalização dos serviços públicos, exatamente esse ponto que acho que a MP dos Cartórios vem a contribuir para que esse gap, essa defasagem, essa dificuldade de fazer negócio no Brasil seja diminuída e que a gente tenha uma economia ainda mais competitiva”, destaca Caiuby.

Arthur Jahn Sturzbecer, sócio fundador da Pencillabs, diz que a expectativa é de que até o início de 2023 já se tenha uma base de acesso aos registros online e quando questionado se há risco de invasão de hackers, possíveis ataques e tentativas de fraude na era digital, afirma que o problema de crimes digitais é crítico, sendo talvez a maior questão dos cartórios digitais.

Publicidade

“Grande parte dos cartórios já tem esse trabalho de digitalização, isso já é feito há bastante tempo. Tenho certeza que grandes esforços estão sendo feito para que isso consiga ser realizado em um tempo curto, a expectativa é de que até o começo do próximo ano já tenhamos uma base minimamente de acesso a esses registros online.

Temos que tomar um cuidado maior no processo de definição das estratégias de segurança e também na conscientização da população em relação ao uso desses sistemas, os meios digitais que devem ser utilizados, quais precauções as pessoas devem tomar para poder se proteger", ressalta Arthur.

Publicidade

E Flaviano Galhardo, presidente da Associação de Registradores de Imóveis de São Paulo (Arisp) e do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), explica de quem é a responsabilidade pela guarda e conservação dos dados - “isso não está sendo mudado com a MP 1.085/2021. Cada uma das unidades, cada uma das delegações, tanto de registro de imóveis, quanto de registro civil, quanto de títulos e documentos, continua sendo responsável pela guarda e conservação desses dados”.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.