Brasil Quais os benefícios da MP dos Cartórios Digitais?

Quais os benefícios da MP dos Cartórios Digitais?

Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) moderniza a legislação de registros públicos

Flaviano Galhardo, Rogério Caiuby e Arthur Jahn Sturzbecer

Flaviano Galhardo, Rogério Caiuby e Arthur Jahn Sturzbecer

Divulgação

Os cartórios vêm trabalhando para disponibilizarem todos os seus serviços de forma online à população do país desde o início dos anos 2.000, porém, o que muda com a aprovação da MP dos Cartórios você vai saber no Estúdio News deste sábado (02).

Rogério Caiuby, conselheiro Executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), fala sobre o desafio de se fazer negócio no Brasil e afirma a importância da digitalização dos serviços públicos para a economia.

“Os principais aspectos que nos colocam em uma posição inferior aos países da OCDE são dois pontos, um deles é a baixa efetividade, o outro é limitado a digitalização dos serviços públicos, exatamente esse ponto que acho que a MP dos Cartórios vem a contribuir para que esse gap, essa defasagem, essa dificuldade de fazer negócio no Brasil seja diminuída e que a gente tenha uma economia ainda mais competitiva”, destaca Caiuby.

Arthur Jahn Sturzbecer, sócio fundador da Pencillabs, diz que a expectativa é de que até o início de 2023 já se tenha uma base de acesso aos registros online e quando questionado se há risco de invasão de hackers, possíveis ataques e tentativas de fraude na era digital, afirma que o problema de crimes digitais é crítico, sendo talvez a maior questão dos cartórios digitais.

“Grande parte dos cartórios já tem esse trabalho de digitalização, isso já é feito há bastante tempo. Tenho certeza que grandes esforços estão sendo feito para que isso consiga ser realizado em um tempo curto, a expectativa é de que até o começo do próximo ano já tenhamos uma base minimamente de acesso a esses registros online.

Temos que tomar um cuidado maior no processo de definição das estratégias de segurança e também na conscientização da população em relação ao uso desses sistemas, os meios digitais que devem ser utilizados, quais precauções as pessoas devem tomar para poder se proteger", ressalta Arthur.

E Flaviano Galhardo, presidente da Associação de Registradores de Imóveis de São Paulo (Arisp) e do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), explica de quem é a responsabilidade pela guarda e conservação dos dados - “isso não está sendo mudado com a MP 1.085/2021. Cada uma das unidades, cada uma das delegações, tanto de registro de imóveis, quanto de registro civil, quanto de títulos e documentos, continua sendo responsável pela guarda e conservação desses dados”.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas