Coronavírus

Brasil Queiroga nomeia cirurgiã para o cargo que seria de Luana Araújo

Queiroga nomeia cirurgiã para o cargo que seria de Luana Araújo

Rosana Leite de Melo vai comandar a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde

  • Brasil | Do R7

Rosana Leite participa de reunião em Brasília com Ministro da Saúde

Rosana Leite participa de reunião em Brasília com Ministro da Saúde

Divulgação/Tony Winston/MS - 09.06.2021

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nomeou nesta quinta-feira (17) a médica Rosana Leite de Melo para o cargo de secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 da pasta. Ela vai ocupar o posto que seria da infectologista Luana Araújo, que chegou a ser anunciada para a função, mas após dez dias, acabou informada por Queiroga que não seria mais nomeada.

A polêmica em torno do assunto chegou à CPI da Covid no Senado. Em 2 de maio, ao ser ouvida pela comissão, Luana declarou ter entendido na ocasião que órgãos superiores haviam vetado sua presença na secretaria de acompanhamento da pandemia.

A infectologista é contrária ao tratamento precoce com uso de medicamentos como a cloroquina contra covid-19. Para ela, a discussão "é delirante, esdrúxula. anacrônica e contraproducente".

Na mesma CPI, Queiroga explicou que todas as nomeações têm de ser aprovadas por dois órgãos federais, a Casa Civil e a Segov (Secretaria de Governo da Presidência da República). Mas disse que não houve veto nesse caso. "Eu desisti da doutora Luana porque ela não estava suscitando o consenso que eu desejava", declarou aos senadores. Entendi que, pelo seu perfil, não iria contribuir para o que eu queria."

Currículo de Rosana

Em seu currículo na plataforma Lattes, Luana aparece como graduada em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1997, especializada em cirurgia de cabeça e pescoço, além de cirurgia oncológica.

Ela também se apresenta como professora pela UFMS e cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Tem mestrado em saúde e desenvolvimento na região centro-oeste pela UFMS, foi secretária e presidente do Conselho Regional de Medicina do CRMMS; é coordenadora geral das residências em saúde e secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica do MEC.

Últimas