Brasil Reciclagem e coleta seletiva são os temas do Estúdio News

Reciclagem e coleta seletiva são os temas do Estúdio News

Programa vai ao ar no próximo sábado, às 22h15, na Record News

  • Brasil | Do R7

Bárbara Sapunar, Renata Ross e Onofre de Araujo Neto

Bárbara Sapunar, Renata Ross e Onofre de Araujo Neto

Divulgação

Ainda que o consumidor brasileiro seja considerado iniciante, especialistas indicam que o consumo consciente e a busca pela reciclagem de resíduos tem aumentado, porém há muito a se fazer para que a educação ambiental se torne realidade em cada canto do país.

A Head de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé Brasil, Bárbara Sapunar destaca que a companhia tem acelerado esforços no processo de inovação de embalagens e conscientização dos consumidores e que escolheram trabalhar com cooperativas para o descarte correto.

“Temos iniciativas que conciliam essa reciclagem em embalagens mais complexas, e assim esse esquema traz um impacto positivo para comunidade, catadores e cooperativas, onde entramos com subsídio de materiais complexos para garantir que os materiais coletados sejam atrativos para essas cooperativas e dessa forma contribuir para esse círculo virtuoso da cadeia de reciclagem”, explica.

Renata Ross, gestora de marketing e relacionamento da Terra Cycle, enfatiza que o olhar sobre a reciclagem tem mudado. “Com grande parte da população trabalhando em casa, passamos a ter uma relação muito mais direta com o montante de resíduos que é gerado diariamente. Estamos gerando mais lixo, até por conta de todas as medidas de proteção e cuidado, mas também percebo um consumidor que está um pouco mais atento e que começa a se incomodar com isso”.

A busca por postos de entrega voluntária de resíduos também teve um crescente, segundo aponta o publisher da eCycle, Onofre de Araujo Neto.

“O crescimento dessas buscas é relevante ao longo dos anos, isso nos traz empiricamente que cada vez mais esse ponto é relevante, e não somente do ponto de vista de resíduos básicos quando falamos da coleta seletiva regular de plástico, papel, metal e vidro, mas observamos uma busca relevante de resíduos de medicamentos, lâmpadas, eletroeletrônicos, ou o que o valha, isso é muito interessante”, ressalta.

Apesar do fomento que muitas empresas têm dado ao tema, os especialistas acreditam que para maior acesso a coleta seletiva é necessário a contribuição de multiatores, incluindo o poder público, para o processo de mudança e geração de valor econômico.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas