Brasil Ricardo Velez anuncia nova troca no Ministério da Educação

Ricardo Velez anuncia nova troca no Ministério da Educação

Pela segunda vez em três dias, ministro fez nova nomeação para a Secretaria Executiva, cargo mais importante da pasta depois do próprio ministro

Demissão Ministério da Educação

Ricardo Velez enfrenta uma disputa entre grupos no Ministério da Educação

Ricardo Velez enfrenta uma disputa entre grupos no Ministério da Educação

Marcello Casal jr/Agência Brasil - 02.01.2019

O ministro da Educação, Ricardo Velez, anunciou nesta quinta-feira (14), em uma rede social, que Iolene Lima irá assumir a Secretaria-Executiva da pasta.

Ministro da Educação vai a Suzano prestar apoio após massacre

O cargo é considerado o segundo mais importante do MEC. Iolene ocupava a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

É a segunda mudança que Velez faz no mesmo cargo em três dias. Quem ocupava a vaga até a terça-feira (13) era Luiz Antônio Tozi, que foi demitido após uma reunião entre Ricardo Velez e o presidente Jair Bolsonaro.

Com a saída de Tozi e outros diretores, o nome anunciado pelo ministro para o segundo cargo mais importante no MEC foi Rubens Barreto da Silva, que nem chegou a ter a nomeação publicada no Diário Oficial. Agora é a vez de Iolene, que já foi diretora de um colégio em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O Ministério da Educação passa por uma disputa interna de poder desde que Ricardo Velez assumiu o cargo. O ministro até agora não conseguiu controlar os desentendimentos entre os grupos ligados a militares, aos seguidores do escritor Olavo de Carvalho e também entre os que têm o chamado perfil técnico, o que provoca indefinições no andamento de projetos importantes para a pasta.