grevecaminhoes
Brasil Senado convoca sessão para votar urgência em projetos de frete

Senado convoca sessão para votar urgência em projetos de frete

Presidente da casa anunciou sessão extraordinária para segunda (28). Urgência agilizará votação em projetos reivindicados por manifestantes

Eunício Oliveira

Eunício Oliveira

Valter Campanato/Agência Brasil - 14.11.2017

Em meio a uma semana de greve dos caminhoneiros, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, convocou uma sessão extraordinária para as 16 horas de segunda (28), em que deve ser discutido e votado o requerimento de urgência para votação do projeto que regula os preços de fretes rodoviários (PLC 121/2017).

A votação é mais uma medida do poder público para tentar encerrar a paralisação, que já causa problemas em diversos setores. O projeto, de autoria de deputado Assis Couto (PT-PR), visa regular os preços mínimos do transporte rodoviário de cargas, mediante tabela elaborada a cada 6 meses por órgão competente, com valores por quilômetro rodado por eixo carregado e conforme a carga.

Ainda sob a tutela da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), com a aprovação de urgência, o projeto tende e ir direto para o Plenário do senado.

Para a definição dos preços mínimos, serão levados em consideração o valor do óleo diesel e dos pedágios. O projeto atual estipula em R$ 0,70 por quilómetro rodado para cada eixo, aumentando para R$ 0,90 em casos de carga perigosa ou refrigerada.