Operação Lava Jato

Brasil Substituto de Dallagnol atua na Lava Jato desde janeiro de 2018

Substituto de Dallagnol atua na Lava Jato desde janeiro de 2018

Procurador da República desde 2004, Alessandro de Oliveira é especializado no combate ao crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro

  • Brasil | Do R7

Alessandro Oliveira é procurador da República desde 2004

Alessandro Oliveira é procurador da República desde 2004

Divulgação/MPF-PR

O procurador da República no Paraná Alessandro José Fernandes de Oliveira foi anunciado nesta terça-feira (1º) como o substituto de Deltan Dallagnol na coordenação da força-tarefa da Lava Jato no Paraná. 

Com experiência no combate ao crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro, ele já atua na operação desde janeiro de 2018. Com a troca, Deltan deve assumir o ofício de Alessandro após 15 dias de transição. Após passar seis anos no comando da operação, Deltan afirma que deixa o posto para se dedicar de modo especial à família.

Procurador da República desde 2004, Oliveira integra a equipe do órgão no Paraná há oito anos. No período, ele foi Conselheiro do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná (2011-2013), coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Paraná (2012-2016) e Procurador Regional Eleitoral no Estado do Paraná (2013-2017).

Oliveira é graduado em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Estado do Paraná e em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR, ele é também professor em disciplinas com ênfase no Direito Criminal e Processual Penal desde 1996 e docente nas disciplinas de persecução patrimonial e administração de bens na Escola Superior do Ministério Público.

Últimas