Operação Lava Jato
Brasil Supremo determina arquivamento de processo contra Aécio Neves na Lava Jato

Supremo determina arquivamento de processo contra Aécio Neves na Lava Jato

Justiça também encerrou investigação contra outros seis nomes citados nas delações 

Supremo determina arquivamento de processo contra Aécio Neves na Lava Jato

Aécio Neves: pedido de investigação arquivado

Aécio Neves: pedido de investigação arquivado

Marcos Fernandes/15.10.2014/Divulgação

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) responsável pelas ações da Operação Lava Jato, Teori Zavascki, determinou nesta sexta-feira (6) o arquivamento da investigação contra o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

O magistrado acolheu pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), que indicou o arquivamento do processo por falta de indício de crime. A lista com nomes dos políticos que serão investigados por participação no esquema foi divulgada por Zavascki na noite desta sexta-feira (6).  

Além de Aécio Neves, Zavascki também determinou o encerramento das investigações de outros seis citados nos depoimentos das delações premiadas, colhidos ao longo da investigação da PF (Polícia Federal). 

Os senadores Delcídio do Amaral (PT-MS), Romero Jucá (PMDB-RR) e Ciro Nogueira (PP-PI) também tiveram os pedidos de investigação arquivados. Entre os políticos que também tiveram os processos encerrados, estão o ex-deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e o ex-ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro. O ex-deputado Alexandre José dos Santos também está na lista de processos arquivados.

Romero Jucá

Apesar de um dos processos do senador Romero Jucá ter sido arquivado, relacionando o senador ao esquema de propina de uma consultoria, ele será investigado em outra ação. A PGR viu indícios, e o ministro Zavascki autorizou a abertura de inquérito, para apurar a participação dele no esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobras. A Procuradoria-Geral da República também quer saber se o senador teria participação em suposta quadrilha formada para atuar no esquema.

    Access log