Greve dos Caminhoneiros

Brasil Temer efetiva diretor financeiro como novo presidente da Petrobras

Temer efetiva diretor financeiro como novo presidente da Petrobras

Anúncio foi feito nesta sexta-feira, horas depois do pedido de demissão de Pedro Parente. Presidente diz que política de preços não muda

  • Brasil | Alexandre Garcia, do R7

Temer garantiu manutenção da política de preços

Temer garantiu manutenção da política de preços

Marcos Corrêa/PR - 27.04.2018

O presidente Michel Temer (MDB) confirmou nesta sexta-feira (1º) o nome de Ivan de Souza Monteiro na presidência interina da Petrobras e aproveitou a nomeação para garantir a manutenção da política de reajuste de preços da estatal.

"Escolhido hoje como interino, Ivan Monteiro, será recomendado ao conselho de administração para ser efetivado na presidência da Petrobras. [...] Continuaremos com a política econômica que, nestes dois anos, retirou a empresa do prejuízo e a trouxe novamente para o rol das mais respeitadas no Brasil e no exterior", disse o presidente.

O Conselho de Administração da Petrobras já havia escolhido Monteiro, atual diretor executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores da empresa, como presidente interino da estatal.

Em vigor desde julho de 2017, a política de reajustes de preços com base na oscilação do diesel e do dólar fez com que o preço da gasolina subisse R$ 0,96, de acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Em seu posicionamento, Temer afirmou ainda que Monteiro "é a garantia" de que o rumo da empresa segue inalterado. "Tenho certeza do sucesso da gestão e da presidência e de que sua diretoria, seus funcionários e colaboradores alcançarão excelentes resultados para os acionistas e para todos os brasileiros", destacou.

A escolha de Monteiro ocorre após Pedro Parente pedir demissão do cargo devido às discussões em torno da política de controle de preços da empresa, que desde julho de 2017 faz anúncios diários sobre os valores cobreados pela gasolina e diesel com base nas variações do dólar e do preço do petróleo em território internacional.

Ao final do discurso, Temer agradeceu a Parente pela "extraordinária dedicação" à frente da empresa. "A recuperação da Petrobras veio para ficar e é neste contexto que Ivan Monteiro é recomendado para a presidência da Petrobras", concluiu o presidente.

Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, Monteiro assumiu a diretoria Financeira da Petrobras em fevereiro de 2015, quando deixou a vice-presidência de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil.

No Banco do Brasil, o atual presidente interino da Petrobras comandou o Conselho de Supervisão do BB AG, subsidiária do banco na Áustria, e foi diretor vice-presidente do BB Banco de Investimentos, da BB ELO Cartões Participações S.A., da BB Leasing S.A. Arrendamento Mercantil e da BB Administradora de Cartões S.A.

Últimas