Brasília Ação coordenada pelo Ministério da Justiça atende 16,9 mil idosos vítimas de violência

Ação coordenada pelo Ministério da Justiça atende 16,9 mil idosos vítimas de violência

Operação realizada em parceria com Ministério da Mulher, Ministério Público e polícias levou 614 pessoas à prisão no país

Idosa vítima de maus tratos com marcas de agressão no braço

Idosa vítima de maus tratos com marcas de agressão no braço

Record TV/Reprodução

Em um mês de funcionamento, a Operação Vetus, lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater crimes de violência contra idosos em todo o país, atendeu 16.911 vítimas e levou 614 pessoas à prisão.

De acordo com os dados do ministério, outras 258 vítimas foram resgatadas e 48 menores, apreendidos no período. As ações foram realizadas em 3.220 municípios em todas as unidades da federação, que envolveram quase 16 mil profissionais.

O balanço mostra que foram pedidas 1.545 medidas protetivas e mais de 12 mil, denúncias apuradas e 3,7 mil inquéritos policiais instaurados. Outros 4098 mandados judiciais foram cumpridos.

A operação é realizada desde 2020 e envolve a cooperação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Ministério Público e das polícias Civil e Militar nos estados.

Denúncias contra violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100 da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos ou pelos telefones 197 da Polícia Civil e 190 da Polícia Militar ou presencialmente nas delegacias de polícia.

Últimas