Rússia x Ucrânia

Brasília 'Acordei às 5 horas com barulho de bomba', conta brasileiro na Ucrânia

'Acordei às 5 horas com barulho de bomba', conta brasileiro na Ucrânia

O goiano relata pelas redes sociais os primeiros momentos e o caminho já percorrido para deixar o país rumo à Romênia

  • Brasília | Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Com o início dos bombardeiros russos à Ucrânia, e a capital, Kiev, já atacada, o goiano Gabriel Felipe Costa, de 25 anos, tenta se distanciar da zona de conflito e deixar o país. O jovem mora na Ucrânia há três anos e conta que acordou na última quinta-feira (24) de madrugada com barulhos de bomba. Imediatamente, como boa parte da população local, ele saiu de casa para tentar ir para longe da capital.

Reprodução/Redes sociais

"Acordei às 5h da manhã com barulho de bomba. Estou tentando sair da cidade agora. O trânsito está supercaótico", contou. Gabriel, que trabalha como gerente de contas, tem relatado tudo pelas redes sociais para que amigos e familiares saibam como e onde ele está. No momento, o jovem encontra-se com uma amiga na estrada, a caminho da fronteira com a Romênia.

O percurso é de quase 500 quilômetros de onde ele saiu (Bila Tserkva), e a previsão inicial da duração da viagem informada por ele a uma amiga que está no Brasil era de 10 horas. Já na estrada, no entanto, o brasileiro disse que deve demorar até três dias para conseguir chegar à fronteira devido ao trânsito, com moradores da Ucrânia tentando deixar o país enquanto a Rússia amplia a invasão.

O jovem começou seu percurso em Kiev, rumo a Bila Tserkva, onde mora uma amiga, também brasileira. Nas imagens, é possível ver que nos locais por onde Gabriel passou diversas pessoas estão com malas feitas para também sair da região.

Inicialmente, o jovem tentou sair da capital pelo metrô. Quando viu que não conseguiria, começou a pedir carona. Em um dos vídeos publicados por ele, é possível ver outras pessoas fazendo o mesmo.

"Um anjo de Deus me deu carona. O cara é muito gente boa. Me joguei na frente do carro e falei 'moço, pelo amor de Deus, me leva para outra cidade'", relatou. Ainda no percurso para chegar à cidade de sua amiga, Gabriel chegou a usar um monociclo elétrico por cerca de 10 quilômetros.

Mesmo com problemas de conexão, Gabriel tem repassado informações a amigos e familiares. Uma das amigas do gerente de conta diz que eles saíram cedo nesta sexta-feira (25) da cidade de Bila Tserkva.

Últimas