Análise: tarifaço coloca discussão sobre sanções em segundo plano no encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio
Para especialista, agenda econômica é prioridade em reunião que pode anteceder conversas entre Lula e Trump
Brasília|Do R7
Na análise do professor de relações internacionais Vinicius Vieira, as sanções do governo americano a autoridades brasileiras não são uma prioridade nas conversas entre Mauro Vieira e Marco Rubio. O ministro das Relações Exteriores esteve em reunião com o secretário de Estado americano na Casa Branca, nesta quinta-feira (16).
“Nós temos um cenário em que a questão que pertence ao Judiciário tende a ser deixada de lado, num primeiro momento, em nome desse pragmatismo, que é o que une essas duas partes. Então resta adotar uma agenda bem focada, para satisfazer as demandas do setor produtivo de ambos os lados”, diz.
No momento em que tarifas de 50% têm sido aplicadas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, o principal ponto de discussão no encontro seria a agenda econômica. Em um cenário de falha nas negociações e manutenção da taxação, Vieira avalia os riscos à imagem de negociador do presidente Lula, além da possibilidade de aproximação entre o Brasil e potências emergentes, como a China.

O especialista pondera, no entanto, que o líder brasileiro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizam para um bom relacionamento pessoal. “Me parece haver sinceridade de ambas as partes dentro daquilo que esperamos sempre nas relações internacionais. Países não têm amigos, mas têm interesses”, conclui.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
