Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa avalia licença para uso de vacina da Moderna contra Covid 

Farmacêutica anunciou contrato de distribuição da Spikevax para 18 países da América Latina, incluindo o Brasil

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Uso da vacina da Moderna será analisado pela Anvisa
Uso da vacina da Moderna será analisado pela Anvisa Uso da vacina da Moderna será analisado pela Anvisa

Depois de a Moderna anunciar a intenção de distribuir a vacina contra a Covid-19 Spikevax na América Latina, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se debruça sobre a concessão de licença para uso do imunizante no país. Nesta segunda-feira (11), a reguladora reuniu-se com representantes da farmacêutica e da empresa parceira Zodiac Produtos Farmacêuticos para tratar sobre a regularização da vacina. 

"Foram discutidas as possibilidades de solicitação de autorização de uso emergencial, bem como registro no Brasil para a vacina contra a Covid-19", detalhou, em nota, a Anvisa, que escalou integrantes da Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos para participar do encontro. 

Agora, a Moderna precisa protocolar o pedido. A indicação é que o pleito seja pelo registro definitivo, uma vez que o anunciado fim do estado de emergência em saúde pública pode colocar em xeque o uso de imunizantes em caráter emergencial. É o caso da CoronaVac

A vacina Spikevax foi desenvolvida com base na plataforma de RNA mensageiro, mesma tecnologia usada pela Pfizer, que possui registro definitivo no Brasil e está incluida no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19).

A Moderna anunciou, em março, a distribuição da Spikevax em 18 países latino-americanos, entre eles o Brasil. A vacina já foi autorizada para uso em mais de 80 países e possui registro definitivo nos Estados Unidos, além de autorização emergencial da OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.