Brasília Após viagem de mais de 15 horas, Bolsonaro desembarca na Rússia

Após viagem de mais de 15 horas, Bolsonaro desembarca na Rússia

Chefe do Executivo brasileiro cumpre agenda de três dias e se encontrará com o presidente russo Vladimir Putin nesta quarta (16)

  • Brasília | Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro

Após viagem de mais de 15 horas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, na manhã desta terça-feira (15), em Moscou, na Rússia, para agenda pública. O mandatário foi recebido por autoridades russas ao som do hino brasileiro.

A visita de três dias do mandatário, em meio a tensões diplomáticas devido a um iminente ataque da tropa russa à Ucrânia, tem como objetivo discutir temas como energia, defesa, agronegócio, comércio e investimentos.

O principal evento no programa será o encontro entre Bolsonaro e Putin, previsto para esta quarta-feira (16). A agenda também inclui visita e oferenda de flores ao Túmulo do Soldado Desconhecido, reunião com o presidente da Câmara Baixa do Parlamento e ainda com empresários russos.

A viagem de Bolsonaro é uma oportunidade para impulsionar objetivos estratégicos do Brasil na relação bilateral com a Rússia, como a ampliação e diversificação das trocas comerciais e fluxo de investimentos e cooperação em áreas como ciência, tecnologia, energia e defesa, segundo o Itamaraty.

O Kremlin, sede do governo russo, confirmou o início da retirada de parte de suas tropas na fronteira com a Ucrânia, ressaltando que é algo "normal" e denunciando, mais uma vez, a "histeria" ocidental diante de uma suposta invasão no país vizinho.

Dmitri Peskov, porta-voz da Presidência russa, indicou que, no futuro, Moscou organizará "mais exercícios em toda a Rússia" e reivindicou o direito do país de realizar manobras em seu território.

Enquanto os países ocidentais afirmam que a Rússia prepara uma invasão na Ucrânia, Peskov denunciou uma "campanha absolutamente inédita destinada a provocar tensões". Segundo o porta-voz, "esse tipo de histeria não tem base".


Confira, abaixo, a agenda de Bolsonaro na Rússia:
- 14 e 15 de fevereiro
Partida da Base Aérea de Brasília com horário previsto para 18h do dia 14. Chegada ao Aeroporto de Vnukovo (Moscou) prevista para 9h30 (horário de Brasília) do dia 15;

- 16 de fevereiro
9h - Cerimônia de Aposição Floral no Túmulo do Soldado Desconhecido;
13h - Encontro com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin;
13h30 - Almoço em homenagem ao Presidente da República oferecido pelo Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin;
14h40 - Declaração à Imprensa;
16h30 - Encontro com o Presidente da Duma do Estado, Deputado Vyacheslav Volodin;
17h45 - Encontro Empresarial Brasil-Rússia

- 17 de fevereiro
08h30 - Previsão de decolagem para Budapeste, Hungria

Últimas