Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro recebe brasileiros repatriados da Ucrânia em Brasília

Grupo com 70 pessoas, sendo 43 brasileiros, chegou de Varsóvia, na Polônia, em avião da FAB; ministros acompanharam o presidente

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Presidente Bolsonaro recebe brasileiros vindos da Ucrânia
Presidente Bolsonaro recebe brasileiros vindos da Ucrânia Presidente Bolsonaro recebe brasileiros vindos da Ucrânia

O presidente Jair Bolsonaro recebeu, nesta quinta-feira (10), os brasileiros repatriados da Ucrânia, que embaracaram em Varsóvia, na Polônia, a quase 800 km de Kiev, capital ucraniana. A aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) pousou na Base Aérea de Brasília por volta de 12h.

Ao todo, foram trazidas 68 pessoas da Europa, sendo 43 brasileiros e 25 estrangeiros (19 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano). Também foram transportados dez animais.

Bolsonaro estava acompanhado de diversos ministros, entre eles Carlos França (Relações Exteriores) e Braga Netto (Defesa). O mandatário cumprimentou os cidadãos que desembarcaram no país e bandeiras do Brasil foram distribuídas.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/brasilia/bolsonaro-recebe-brasileiros-repatriados-da-ucrania-em-brasilia-29062022"]

Publicidade

A aeronave decolou para a Europa na última segunda-feira (7) na chamada Operação Repatriação. O veículo foi carregado com 11,5 toneladas de medicamentos, alimentos e itens de primeiras necessidades para serem doados pelo Brasil como auxílio humanitário às vítimas da guerra.

O cargueiro KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido no Hemisfério Sul e o mesmo modelo já fora utilizado em outras missões de ajuda humanitária, como no Haiti, em 2021.

Publicidade
Brasileiros que estavam na Ucrânia chegam a Recife em avião da FAB
Brasileiros que estavam na Ucrânia chegam a Recife em avião da FAB Brasileiros que estavam na Ucrânia chegam a Recife em avião da FAB

Na última quarta-feira (9), Bolsonaro conversou com um grupo de brasileiros por videochamada. Ele disse que lamenta a situação no país do leste europeu, mas destacou que não pode interferir no conflito. “A gente lamenta o ocorrido e torce pela paz. Eu tenho meus limites. E isso que está acontecendo atrapalha o mundo todo”, afirmou.

Antes de chegar em Brasília, o avião da FAB pousou em Recife, em Pernambuco. A aeronave tocou o solo às 6h44 desta quinta-feira. A missão para repatriar os brasileiros que estavam na Ucrânia foi determinada pela Presidência da República e teve coordenação dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Varsóvia foi a principal área de escape dos brasileiros. O embarque foi feito sob orientação do Itamaraty.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.